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Autor: REALI, Noeli Gemelli

Título: A desobediência menor: rotas de fuga do cinema e infâncias

Orientador: Wladimir Antonio da Costa Garcia

Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina

Instituição/Programa: Centro de Ciências da Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grau: Doutorado

Data de defesa: 28.06.2017

AutorREALI, Noeli Gemelli
TítuloA desobediência menor: rotas de fuga do cinema e infâncias
OrientadorWladimir Antonio da Costa Garcia
UniversidadeUniversidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Florianópolis
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa28.06.2017
Descrição físicav.1; 239 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFSC
Fonterepositorio.ufsc.br
ResumoEsta tese versa centralmente sobre imagens, cinema e infâncias a partir de seus múltiplos deslocamentos. Trata-se de percorrer trilhas imagéticas buscando potências minoritárias criadas por linhas de fuga diante dos regimes majoritários presentes nos regimes imagéticos do cinema, seja ele maior ou menor. Este estudo buscou observar fluxos perturbadores e desobedientes nos territórios, sobretudo, da imagem, do cinema e das infâncias. O plano cartográfico teve como coordenada principal as Filosofias da Diferença, na sua linhagem nômade, maldita e, igualmente, desobediente. Os resultados apontam que o cinema e as imagens constituem-se numa geografia em que atuam diversas e múltiplas potências, caracterizando-se tanto numa máquina de guerra quanto numa máquina de juntar em que regimes minoritários não cessam de proliferar e contaminar, podendo realizar uma grande festa dionisíaca das infâncias, da multiplicidade, da diferença e da esperança.
Observação18 páginas sem numeração.
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Autor: FELIPPE, Renata Farias de

Título: As (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar

Orientador: Wladimir Antonio da Costa Garcia

Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina

Instituição/Programa: Centro de Comunicação e Expressão - Programa de Pós-Graduação em Literatura

Grau: Doutorado

Data de defesa: 2009

AutorFELIPPE, Renata Farias de
TítuloAs (arqueo)genealogias perversas no cinema de Pedro Almodóvar
OrientadorWladimir Antonio da Costa Garcia
UniversidadeUniversidade Federal de Santa Catarina - Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Literatura
GrauDoutorado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 161 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFSC
Fonterepositorio.ufsc.br
ResumoOs conceitos de arqueologia e de genealogia desenvolvidos por Michel Foucault são referenciais e elementos dinamizadores da análise em questão, voltada às possíveis articulações entre o cinema de Pedro Almodóvar e as suas textualidades fundadoras - o melodrama cinematográfico, o cinema clássico hollywoodiano, a filmografia de Luís Buñuel, a trilogia materna de Garcia Lorca -, ligações permeadas pela subversão e pela perversidade. Na filmografia do diretor/autor, o caráter transgressivo vai além da inversão e do deslocamento, fazendo-se presente também através de ausências inquietantes. O silenciamento das vozes que representam o poder patriarcal, em Almodóvar, revela uma perturbadora ausência. No entanto, sob a superfície de suas conhecidas "cores", sob a efusividade de suas personagens, sob o complexo emaranhado de suas tramas, podemos entrever os "fantasmas", as "sombras" que permeiam a história e a cultura espanholas. A ênfase na temática do desejo, do hedonismo, da maternidade; a insistente representação dos laços de solidariedade estabelecidos entre mulheres, entre mães e filhos/as, podem ser vistas como estratégias discursivas que abafam as vozes pretéritas opressoras e as suas ruínas.
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