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Autor: JESUS, Guilherme Maia de

Título: Elementos para uma poética da música no cinema: ferramentas conceituais metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemnporâneas

Grau: Doutorado

Data de defesa: 2007

AutorJESUS, Guilherme Maia de
TítuloElementos para uma poética da música no cinema: ferramentas conceituais metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemnporâneas
GrauDoutorado
Data de entrega2007
Data de defesa2007
Descrição físicav.1; 283 f.; ilustrado com 18 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Central Ufba
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoNeste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do cinema sonoro, de 1929, e em um artigo escrito pelo compositor francês Maurice Jaubert, em 1937. Flagrando fragilidades conceituais e empíricas importantes no paradigma em questão, a pesquisa questiona a rentabilidade analítica deste modelo e propõe, como alternativa, uma base epistêmica construída a partir de um conjunto de pressupostos do campo da Estética, da Musicologia e dos estudos internacionais contemporâneos sobre a música do cinema, articulados no interior da matriz metodológica que orienta os trabalhos do Laboratório de Análise Fílmica – a ‘Poética do Filme’. O teste da metodologia, realizado nos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá [...]
ObservaçãoDois apêndices (p.253-83).
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Autor: GALVÃO, Eliana Maria da Conceição

Título: Cena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorGALVÃO, Eliana Maria da Conceição
TítuloCena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 169 f.; ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central Ufba
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoEsta dissertação analisa estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema narrativo de ficção e, em especial os modos de relação entre a expressão das emoções do personagem e a convocação pelo texto fílmico da disposição emocional do espectador. O estudo se baseia nos pressupostos da perspectiva teórico-metodológica Poética do Cinema, adotada pelo Laboratório de Análise Fílmica do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta perspectiva compreende o filme como uma obra expressiva cuja composição visa à realização de efeitos em um apreciador. Nesse contexto, a apreciação é entendida como uma experiência que envolve a subjetividade humana nas suas dimensões cognitiva, sensorial e emocional. Ao longo da história no cinema, a dimensão afetiva da apreciação foi desvalorizada por movimentos artísticos e estudiosos. No entanto, a partir dos anos 90, vários autores cognitivistas começaram a se dedicar ao estudo sistematizado do tópico cinema e emoções. Algumas de suas contribuições são examinadas ao longo deste trabalho. O documento apresenta resumos de modelos teóricos elaborados por Noël Carrol, Ed Tan, Torben Grodal, Greg Smith, Murray Smith e Carl Plantinga. Além disso, são estudadas abordagens cognitivistas sobre o modo como a música induz respostas afetivas e sobre as relações entre emoções e determinados gêneros ou categorias narrativas. [...]
ObservaçãoA autora também aparece como Eliana Valente.
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Autor: SEGUNDO, João de Deus Barreto

Título: Serialidade e tessitura da intriga: as atualizações poéticas em Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002)

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2010

AutorSEGUNDO, João de Deus Barreto
TítuloSerialidade e tessitura da intriga: as atualizações poéticas em Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002)
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia, Salvador, 2010
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea
GrauMestrado
Data de defesa2010



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Autor: JESUS, Guilherme Maia de

Título: Elementos para uma poética da música do cinema: ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas nas análises da música dos filmes – Ajuste final e O homem que não estava lá

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Grau: Doutorado

Data de defesa: 2007

AutorJESUS, Guilherme Maia de
TítuloElementos para uma poética da música do cinema: ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas nas análises da música dos filmes – Ajuste final e O homem que não estava lá
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauDoutorado
Data de entrega2007
Data de defesa2007
Descrição físicav.1; 283 f.; ilustrado com 18 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBa
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoNeste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do cinema sonoro, de 1929, e em um artigo escrito pelo compositor francês Maurice Jaubert, em 1937. Flagrando fragilidades conceituais e empíricas importantes no paradigma em questão, a pesquisa questiona a rentabilidade analítica deste modelo e propõe, como alternativa, uma base epistêmica construída a partir de um conjunto de pressupostos do campo da Estética, da Musicologia e dos estudos internacionais contemporâneos sobre a música do cinema, articulados no interior da matriz metodológica que orienta os trabalhos do Laboratório de Análise Fílmica – a ‘Poética do Filme’. O teste da metodologia, realizado nos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá, sugere que a dimensão pragmática da análise torna-se acentuadamente mais dinâmica com a aplicação da matriz de raiz aristotélica aqui proposta - análise imanente com foco nos efeitos sensoriais, sentimentais e cognitivos que a obra produz sobre o apreciador -, do que com os esquemas conceituais dominantes no contexto dos estudos fílmicos brasileiros. [...]
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Autor: GALVÃO, Emília Maria da Conceição Valente

Título: Cena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorGALVÃO, Emília Maria da Conceição Valente
TítuloCena e sentimento: um estudo sobre estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 169 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBA
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoEsta dissertação analisa estratégias de produção de efeitos emocionais no cinema narrativo de ficção e, em especial os modos de relação entre a expressão das emoções do personagem e a convocação pelo texto fílmico da disposição emocional do espectador. O estudo se baseia nos pressupostos da perspectiva teórico-metodológica Poética do Cinema, adotada pelo Laboratório de Análise Fílmica do Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta perspectiva compreende o filme como uma obra expressiva cuja composição visa à realização de efeitos em um apreciador. Nesse contexto, a apreciação é entendida como uma experiência que envolve a subjetividade humana nas suas dimensões cognitiva, sensorial e emocional. Ao longo da história no cinema, a dimensão afetiva da apreciação foi desvalorizada por movimentos artísticos e estudiosos. No entanto, a partir dos anos 90, vários autores cognitivistas começaram a se dedicar ao estudo sistematizado do tópico cinema e emoções. Algumas de suas contribuições são examinadas ao longo deste trabalho.[...]
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Autor: FRANCA, Moema Silveira

Título: A ordem da desordem: narrativas cinematográficas contemporâneas de simulação do caos

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2003

AutorFRANCA, Moema Silveira
TítuloA ordem da desordem: narrativas cinematográficas contemporâneas de simulação do caos
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
GrauMestrado
Data de entrega2003
Data de defesa2003
Descrição físicav.1; 179 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBa
Fonteufba.br



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Autor: FIGUEROA, Júlio Vitorino

Título: Modos de explorar os “Tempos mortos”: uma análise da composição visual de Gerry (2002), Elefante (2003) e Últimos dias (2005), de Gus Van Sant

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2009

AutorFIGUEROA, Júlio Vitorino
TítuloModos de explorar os “Tempos mortos”: uma análise da composição visual de Gerry (2002), Elefante (2003) e Últimos dias (2005), de Gus Van Sant
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 109 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFBa
Fonteposcom.tempsite
ResumoEsta dissertação busca analisar os filmes Gerry (2002), Elefante (2003) e Últimos Dias (2005), de Gus Van Sant, com base na perspectiva da Poética do Cinema, elaborada por Wilson Gomes. Mais detalhadamente, a pesquisa procura compreender as estratégias fílmicas que compõem os tempos mortos de cada uma das obras e como este traço pode ter influência dentre os mecanismos que buscam atrair o público.
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Autor: CARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de

Título: A poética dos anjos caídos: um estudo sobre o cinema de Wong Kar Wai

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2004

AutorCARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de
TítuloA poética dos anjos caídos: um estudo sobre o cinema de Wong Kar Wai
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa2004
Descrição físicav.1; 161 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFBA
Fonteposcom
ResumoAo longo de sete filmes de longa-metragem, o realizador chinês Wong Kar-wai apresenta suas marcas e estratégias numa obra composta sob um horizonte de características particulares. Estas características equivalem a um certo modo de conduzir histórias, de compor situações e personagens, de manipular a economia narrativa e o uso dos recursos técnicos de forma que seus filmes ofereçam, em seu conjunto, um universo, onde singularidade e diversidade convivem com um número de permanências e semelhanças que dão ao grupo uma identidade coerente e congruente. [...]
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Autor: CANGUÇU, Cristiano Figueira

Título: A construção narrativa e plástica do filme Matrix

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdad de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2008

AutorCANGUÇU, Cristiano Figueira
TítuloA construção narrativa e plástica do filme Matrix
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdad de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa2008
Descrição físicav.1; 181 f.; ilustrado com 4 diagramas.
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoEsta dissertação analisa as estratégias narrativas e a composição cinematográfica do filme de ficção científica Matrix, sob a perspectiva teórico-analítica Poética do Filme e os conceitos narratológicos do Neoformalismo. Investigam-se os recursos e as estratégias empregadas por esse filme para os seus efeitos próprios; especificamente, examinam-se a narrativa enigmática, a construção do universo ficcional e a poética do filme de ação que, juntos, caracterizam esse filme.
ObservaçãoTambém aparece com o título Um mundo dos sonhos gerado por computador: a construção audiovisual de Matrix.
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Autor: ANEAS, Tatiana Guenaga

Título: Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2010

AutorANEAS, Tatiana Guenaga
TítuloDimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa2010
Descrição físicav.1; 108 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBa
Fonterepositorio.ufba.br
ResumoEsta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio.
ObservaçãoAnálise de casos de publicidade estrangeira.
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Autor: SANTOS, Amaranta Emília César dos

Título: A rosa azul: um estudo poético do cinema de David Lynch

Orientador: Wilson da Silva Gomes

Universidade: Universidade Federal da Bahia

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2002

AutorSANTOS, Amaranta Emília César dos
TítuloA rosa azul: um estudo poético do cinema de David Lynch
OrientadorWilson da Silva Gomes
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação, Salvador
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa2002
Descrição físicav.1; 252 f.
DisponibilidadeBiblioteca Facom
Fonteufba.br
ResumoEsta dissertação visa oferecer uma análise do estilo cinematográfico de David Lynch, a partir de uma avaliação sobre as estratégias internas de composição fílmica dos efeitos de suas obras, a que chamamos de uma "abordagem poética" do filme. Reconhecemos como sendo os elementos centrais deste estilo os aspectos de convocação das paixões (ou empatia), próprios às composições mais claramente dramáticas do cinema narrativo hollywoodiano, associados, por sua vez aos efeitos de estranhamento e distanciamento, que caracterizam, por sua vez, as escolas mais associadas à autorialidade dos estilos fílmicos. Nos filmes de Lynch, encontraremos a estrutura dramática tradicional da construção dos personagens e de seu percurso no enredo convertida aos procedimentos de estranhamento, próprios à cinematografia do horror e do terror, por exemplo, com a diferença de que, neste autor, o efeito visado não parece ser o da paixão terrível, mas o de um certo efeito de estranheza das situações fílmicas. [...]



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