logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Werther Holzer []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: GUARINO, Luiz Alberto da Silva

Título: Considerações sobre a poética de alguns filmes de animação brasileiros

Orientador: Werther Holzer

Universidade: Universidade Federal Fluminense

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.08.2005

AutorGUARINO, Luiz Alberto da Silva
TítuloConsiderações sobre a poética de alguns filmes de animação brasileiros
OrientadorWerther Holzer
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Instituto de Artes e Comunicação Social, Niterói
GrauMestrado
Data de entrega2005
Data de defesa01.08.2005
Descrição físicav.1; 92 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontecapes.gov.br; uff.br
ResumoA partir da necessidade de um estudo direcionado à linguagem poética dos filmes de animação, foram analisados três filmes brasileiros, "A árvore do dinheiro", "Deus é pai" e "Amor índio". A animação brasileira sempre foi discutida sob parâmetros técnicos e históricos. No entanto, a poesia que ilustra para o espectador, através das suas referências pessoais, toda a identidade da obra, precisa ser abordada mais profundamente para um melhor entendimento do seu contexto. Para chegarmos a uma conclusão, analisamos os respectivos desenvolvimentos poéticos dos filmes. Foi necessário o estudo de alguns princípios que poderiam interferir, ou não, na criação dos filmes de animação, tais como os principios estéticos. Apesar de ser um trabalho dedicado à análise poética de filmes de animação brasileiros, achamos pertinente um estudo paralelo de outras expressões artísticas, como, por exemplo, a pintura e a poesia escrita, para que o nível de compreensão se estendesse de uma maneira mais fundamentada, uma vez que a arte de animar é formada pela junção de várias formas de expressão. Outro ponto importante foi a escolha de três filmes produzidos com técnicas totalmente diferentes, sendo "A árvore do dinheiro" feito para internet, "Deus é pai", para vídeo, e "Amor índio", para o cinema.



2 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: SILVA, Renata de Castro da

Título: A representação de paisagens da favela carioca no cinema brasileiro (de 1950-2004)

Orientador: Werther Holzer

Universidade: Universidade Federal Fluminense

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.11.2006

AutorSILVA, Renata de Castro da
TítuloA representação de paisagens da favela carioca no cinema brasileiro (de 1950-2004)
OrientadorWerther Holzer
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Niterói
Abragência do estudo1950-2004
GrauMestrado
Data de entrega2006
Data de defesa01.11.2006
Descrição físicav.1; 120 f.
DisponibilidadeBiblioteca FAU
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoO estudo procura analisar as representações de paisagens da favela (especialmente as cariocas), ao longo da história do cinema brasileiro. Apoiando-se em conceitos de geógrafos humanistas, a autora, tendo em foco a paisagem, escolhe quatro filmes nacionais para uma análise comparada entre a produção do Cinema Novo e a pós-moderna, épocas estas em que a favela esteve mais presente nas telas brasleiras. Busca-se compreender o processo de construção de imagens que focalizam paisagens com favelas e, em consequência, o tipo de produção de leitura realizada pelo cineasta e pelo espectador, observando os elementos que constituem (levando em consideração que aspectos culturais estão presentes nestes procedimentos). Importa verificar como o processo de captação de imagens varia de indivíduo para indivíduo. [...] O que se pretende no Capítulo VI é traçar uma cartografia do cinema nacional, no que tange ao trabalho com o tema favela. Assim é que é feito um apanhado de considerações que giram em torno do tema favela, sobre filmes pertencentes não só ao Cinema Novo ao Cinema de Retomada e, ainda, ao Cinema Contemporâneo. No capítulo VII, damos continuidade a este trabalho, só que direcionamos o olhar para filmes específicos e nos dedicamos ao estudo de caso em Rio 40 graus, Cinco vezes favela, Orfeu e Cidade de Deus. O que se segue é a conclusão, em que se pretende por em relevo a necessidade de problematização do tema favela.



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3