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Autor: MACIEL, Filipe Tavares Falcão

Título: Fronteiras do medo: semelhanças produtivas e diferenças culturais em Ringu e O Chamado

Orientador: Thiago Soares

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Instituição/Programa: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 27.02.2014

AutorMACIEL, Filipe Tavares Falcão
TítuloFronteiras do medo: semelhanças produtivas e diferenças culturais em Ringu e O Chamado
OrientadorThiago Soares
UniversidadeUniversidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, João Pessoa
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa27.02.2014
Descrição físicav.1; 145 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFPb
Fonterepositorio.ufpb.br
ResumoFormatado a partir do lançamento do filme Ringu, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma forma de endereçamento fílmica para o Ocidente. As obras japonesas geraram um modelo de produção de sentido logo descoberto e exportado por Hollywood com refilmagens para um público internacional. Que a produção de um remake gera diferenças entre o filme original e a refilmagem, não há dúvidas. Mas, ao analisar o cinema de terror como entretenimento, é possível perceber muito mais do que apenas diferenças fílmicas em função de aspectos culturais. Trabalhamos nossa análise na perspectiva de que há reenquadramentos temáticos nas refilmagens de obras uma vez que as mesmas fazem parte de uma lógica produtiva da indústria do cinema como entretenimento. Além das comparações entre Ringu e sua refilmagem norte-americana, O Chamado, esta pesquisa pretende se debruçar, em particular, nos aspectos extratextuais do cinema como entretenimento em cada nação, o que faz necessário debater elementos de produção, distribuição e exibição. [...]
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Autor: MACIEL, Filipe Tavares Falcão

Título: Fronteiras do medo: semelhanças e diferenças culturais em Ringu e O Chamado

Orientador: Thiago Soares

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Instituição/Programa: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 27.02.2014

AutorMACIEL, Filipe Tavares Falcão
TítuloFronteiras do medo: semelhanças e diferenças culturais em Ringu e O Chamado
OrientadorThiago Soares
UniversidadeUniversidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, João Pessoa
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa27.02.2014
Descrição físicav.1; 145 f.; ilustrado co 28 imagens e 6 tabelas.
DisponibilidadeBibliotca UFPB
Fonterepositorio.ufpb.br
ResumoFormatado a partir do lançamento do filme Ringu, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma forma de endereçamento fílmica para o Ocidente. As obras japonesas geraram um modelo de produção de sentido logo descoberto e exportado por Hollywood com refilmagens para um público internacional. Que a produção de um remake gera diferenças entre o filme original e a refilmagem, não há dúvidas. Mas, ao analisar o cinema de terror como entretenimento, é possível perceber muito mais do que apenas diferenças fílmicas em função de aspectos culturais. Trabalhamos nossa análise na perspectiva de que há reenquadramentos temáticos nas refilmagens de obras uma vez que as mesmas fazem parte de uma lógica produtiva da indústria do cinema como entretenimento. Além das comparações entre Ringu e sua refilmagem norte-americana, O Chamado, esta pesquisa pretende se debruçar, em particular, nos aspectos extratextuais do cinema como entretenimento em cada nação, o que faz necessário debater elementos de produção, distribuição e exibição. Por meio desta tríade, além do entorno cultural, talvez seja possível, por exemplo, compreender as mudanças feitas nas refilmagens em função de obter um alargamento de um público internacional ao qual o remake é destinado em comparação com o produto original, que costuma ser exibido apenas no Japão.
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Autor: ANDRADE, Manuela Bezerra de

Título: A estética melancólia do fim e a atuação extra-filmica em Lars Von Trier

Orientador: Thiago Soares

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 05.06.2015

AutorANDRADE, Manuela Bezerra de
TítuloA estética melancólia do fim e a atuação extra-filmica em Lars Von Trier
OrientadorThiago Soares
UniversidadeUniversidade Federal da Paraíba, João Pessoa
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa05.06.2015
Descrição físicav.1; 125 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPb
ResumoA dissertação visa investigar a abordagem fílmica do fim dos tempos em Melancholia (2011) de Lars Von Trier e a performance midiática do diretor no contexto extra-filme de divulgação da obra. A pesquisa revisa algumas narrativas anteriores do cineasta dinamarquês que dialogam com a atmosfera estética e a encenação extra-fílmica abarcadas, e, através de uma abordagem quanto à linguagem estilístca, mítica e performática, traz um desdobramento ensaístico acerca da temática. No presente estudo são instauradas reflexões quanto aos recursos técnicos (fotografia, temperaturas de cor, montagem), assim como, acerca da mise en scène que o cineasta se utiliza para narrar tal enredo apocalíptico. [...]
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Autor: DINIZ, Anna Carolina Paiva

Título: A cicerone luso-brasileira na América: o nacional e o regional na performance de Carmen Miranda

Orientador: Thiago Soares

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Instituição/Programa: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 07.03.2013

AutorDINIZ, Anna Carolina Paiva
TítuloA cicerone luso-brasileira na América: o nacional e o regional na performance de Carmen Miranda
OrientadorThiago Soares
UniversidadeUniversidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, João Pessoa
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa07.03.2013
Descrição físicav.1; 124 f.; Ilustrado com 21 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFPb
Fontetede.biblioteca.ufpb.br
ResumoEste texto pretende discutir as questões que dizem respeito à construção da imagem do Brasil no âmbito internacional, abordagem que se faz necessária uma vez que o País está, hoje em dia, retomando um espaço de destaque no cenário internacional. Para isso, analisamos de que forma a performance de Carmen Miranda constrói a memória nacional a ser legada a partir de retóricas holísticas mosaico de regionalidades e como a indústria da música e do cinema as reelaboram embalando sob o título de identidade brasileira/latina. Para isso, destacamos a difusão da canção popular massiva através do rádio no início do século 20; abordamos o cenário do samba no Rio de Janeiro do mesmo período com base na visão de autores da época; destacamos também as discussões acerca das dicções atribuídas ao gênero samba nesse período; trabalhamos o caminho do samba desde a roda até o momento em que ele chega às rádios e gravadoras; vemos um panorama dos primeiros passos do cinema nacional e a ligação deste com a indústria fonográfica e tentamos perceber como essa ligação beneficiou as duas indústrias no Brasil. Destacaremos também o processo político, econômico e midiático da construção das retóricas holísticas lançando mão de clássicos da historiografia deste assunto, quais sejam: Gilberto Freyre (1998), Sérgio Buarque de Holanda (1995) e Roberto DaMatta (1986 e 2004) para percebermos os indícios de regionalidades na performance de Carmen Miranda que nos deem pistas da construção da nacionalidade midiaticamente.
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