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Autor: VARGAS, Rosa Christina Rulff

Título: A ilusão das imagens na mídia de entretenimento: um olhar psicossocial sobre fumar nos filmes brasileiros

Orientador: Ruth Machado Barbosa

Universidade: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituição/Programa: Instituto de Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.08.2011

AutorVARGAS, Rosa Christina Rulff
TítuloA ilusão das imagens na mídia de entretenimento: um olhar psicossocial sobre fumar nos filmes brasileiros
OrientadorRuth Machado Barbosa
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.08.2011
Descrição físicav.1; 112 f.; Ilustrado com 6 quadros e 20 imagens de filmes e documentos.
DisponibilidadeBiblioteca CFCH
Fontecapes.gov.br / objdig.ufrj.br
ResumoEste estudo descreve o cenário das imagens de produtos de tabaco e do seu consumo exibidas em uma amostra de filmes longa-metragem brasileiros, com abordagem quantitativa e qualitativa. Fundamenta-se teoricamente em estudos sobre Globalização e Identidade.[...] O cinema inclui-se no âmbito da mídia de entretenimento. As evidências científicas apontam que a exibição de imagens com conteúdo do segmento de tabaco em filmes podem influenciar o uso de tabaco, sobretudo entre os jovens. Esta pesquisa realiza um levantamento das imagens propostas exibidas em uma amostra de 20 filmes brasileiros que alcançaram maior bilheteria nos anos de 2003 e 2008. Em 10 dos filmes pesquisados são encontradas imagens com este conteúdo, e em 07 destes filmes há exibição relevante de embalagens dos produtos de tabaco ou marcas comerciais. A totalidade dos filmes da amostra com Classificação Indicativa para 14 e 16 anos inclui cenas de consumir ou portar cigarros, e nestas duas categorias concentram-se 84% do tempo de exibição das imagens percebidas. Como mídia de entretenimento, o cinema pode ocupar o lugar de veículo de promoção de produtos, se for utilizado comercialmente, em uma estratégia abrangente de comunicação entre empresas e consumidores. Os filmes podem interagir de uma forma mais ampla com a sociedade contribuindo na construção de crenças e valores. É importante a observação dos filmes no escopo da preocupação com a restrição ampla da publicidade e promoção de produtos de tabaco.
ObservaçãoAnexo 1 com listagem dos filmes analisados (p.109-110); anexo 2 com a ficha para protocolo de coleta de dados (p.111); anexo 3 com documento do Ministério da Justiça (p.112).
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