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Autor: RAMOS, Santiago Daniel Hernandez Piloto

Título: A dimensão formativa do cinema e a catarse como categoria psicológica: um diálogo com a psicologia histórico-cultural de Vigotski

Orientador: Robson Loureiro

Universidade: Universidade Federal do Espírito Santo

Instituição/Programa: Centro de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 25.07.2015

AutorRAMOS, Santiago Daniel Hernandez Piloto
TítuloA dimensão formativa do cinema e a catarse como categoria psicológica: um diálogo com a psicologia histórico-cultural de Vigotski
OrientadorRobson Loureiro
UniversidadeUniversidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação, Vitória
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa25.07.2015
Descrição físicav.1; 191 f.; ilustrado com 37 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca CA
Fonteufes.br
ResumoA pesquisa trata da relação entre a estética do filme e a dimensão sensível do espectador, e toma como eixo central deste diálogo o conceito de catarse desenvolvido na Psicologia da arte de Vigotski (1999b). O objetivo é compreender como o conceito de catarse pode contribuir para a reflexão, no âmbito da educação dos sentidos (formação estética), bem como se ele pode criar as condições e possibilidades para transformar, qualitativamente, o espectador em contato com o filme/cinema. A metodologia é de cunho eminentemente teórico-reflexivo, realizada a partir do levantamento bibliográfico, análise de trabalhos acadêmicos com foco no conceito-chave. Pressupõe-se que, na sociedade contemporânea, o cinema é uma das principais vias de formação estética, com presença significativa no processo de constituição da individualidade em diversos contextos sociais. A dimensão reflexiva da pesquisa também opera a partir da análise do filme Fresa y Chocolate (1993), do cineasta cubano Tomás Gutierrez Alea. [...]
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Autor: DUTRA, Sara Rocha Rangel

Título: Memória e experiência no cinema de Wim Wenders – evidência de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin: cenas para a educação dos sentidos

Orientador: Robson Loureiro

Universidade: Universidade Federal do Espírito Santo

Instituição/Programa: Centro de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 28.07.2014

AutorDUTRA, Sara Rocha Rangel
TítuloMemória e experiência no cinema de Wim Wenders – evidência de um diálogo com a filosofia de Walter Benjamin: cenas para a educação dos sentidos
OrientadorRobson Loureiro
UniversidadeUniversidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação, Vitória
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa28.07.2014
Descrição físicav.1; 208 f.; ilustrado com 39 imagens e cinco tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFES
Fonterepositorio.ufes.br
ResumoEsta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa, de cunho teórico, cujo escopo é apreender, na obra fílmica de Wim Wenders, o percurso estético narrativo que esse cineasta faz, tendo como eixo central de discussão o conceito de memória e experiência. As perguntas que norteiam a pesquisa são: de que forma a estética fílmica dos filmes de Wenders elabora a memória e como esta está vinculada à ideia de experiência? De que forma o fazer fílmico desse cineasta pode ser uma referência e estímulo para o âmbito da educação, em especial para a formação dos sentidos? A pesquisa propõe uma tríade dialógica entre cinema, filosofia e educação. Para tanto, traça um panorama sobre a estética de alguns filmes de Wenders em diálogo com a filosofia ensaística de Walter Benjamin. O principal objeto de análise é o filme Alice nas cidades (WENDERS, 1973). [...]
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