logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Maria Bernardette Cunha de Lyra []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: TORRECILLAS, Marcelo

Título: Holodeck: a realidade virtual em Jornada nas estrelas

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2009

AutorTORRECILLAS, Marcelo
TítuloHolodeck: a realidade virtual em Jornada nas estrelas
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 90 f.; Ilustrado com 8 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UAmorumbi
ResumoConsiderando-se que existam dois tipos de “Realidade Virtual”, uma, apenas no cinema; outra, em milhares de computadores e videogames espalhados pelo mundo, com simuladores de todos os tipos, pretendo abordar, nesse trabalho, uma tecnologia de simulação que existe apenas na ficção científica, mas que vem inspirando os projetistas e designers de simuladores pelo mundo todo. Tomei, portanto, como corpus deste estudo o “holodeck”, um equipamento de ambiente virtual que existe dentro do universo “Jornada nas Estrelas”. Trata-se de uma sala equipada com vários dispositivos diferentes, que combinados são capazes de simular todo tipo de matéria, textura, cor, luz, som e ambiente. Uma simulação tão perfeita que, além de servir como entretenimento ou para treinamento, acabou também se tornando um “útero virtual” para “seres” holográficos, ou “fotônicos”, como preferem.



2 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: ORRU, Sílvia Regina Saraiva

Título: Bem-vindo ao labirinto da convergência: machinema – um cinema digitalmente expandido

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2012

AutorORRU, Sílvia Regina Saraiva
TítuloBem-vindo ao labirinto da convergência: machinema – um cinema digitalmente expandido
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa2012
Descrição físicav.1; 147 f.; ilustrado com 34 imagens e 13 quadros.
DisponibilidadeBilbioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
Acesso eletrônico - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



3 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: LOBASSI, Edmundo Washington

Título: A morte de Carlitos: O grande ditador – um marco entre o cinema mudo e falado do diretor Charles Spencer Chaplin

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2009

AutorLOBASSI, Edmundo Washington
TítuloA morte de Carlitos: O grande ditador – um marco entre o cinema mudo e falado do diretor Charles Spencer Chaplin
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, .
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 77 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa objetiva a análise do filme O Grande Ditador (1940), visto como um marco de passagem entre o cinema mudo e falado do diretor, ator e produtor Charles Spencer Chaplin, evidenciando que com o adendo do som, morre o personagem Carlitos e sua pantomima burlesca e nasce o ator Chaplin. A contribuição deste trabalho para o campo dos estudos da comunicação audiovisual contemporânea é analisar as características específicas que tornam esse filme representativo da fronteira entre o cinema mudo e falado, através de uma imersão exploratória na personalidade de Chaplin e do personagem Carlitos, em seu confronto com a opressão dos ditadores e as ideologias fascista e nazista da Segunda Guerra Mundial. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



4 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: CANEPA, Laura Loguercio

Título: O expressionismo no cinema de Tim Burton

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2002

AutorCANEPA, Laura Loguercio
TítuloO expressionismo no cinema de Tim Burton
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2002
Data de defesa2002
Descrição físicav.1; 241 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
ResumoEsta pesquisa tem por objetivo examinar a presença de estratégias do cinema expressionista alemão em filmes do cineasta norte-americano Tim Burton. Partindo da observação dos filmes de Burton e dos filmes expressionistas, procurou-se identificar conceitos da arte e do cinema expressionistas que se encontram recuperados nos filmes do diretor.



5 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: CANDELARIA NETO, José de Moura

Título: Cidadão Kane: figurações e barroquismos

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2004

AutorCANDELARIA NETO, José de Moura
TítuloCidadão Kane: figurações e barroquismos
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa2004
Descrição físicav.1; 136 f.
Disponibilidade Biblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
ResumoPartindo do universo fílmico de Orson Welles, de estudos sobre o Barroco e de noções ligadas ao conceito de figura, esta pesquisa tem por objetivo examinar figurações que possam remeter a presença de barroquismos no filme Cidadão Kane.



6 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: CASTRO NETO, Guilherme de Souza

Título: No limite das formas: a configuração do contemporâneo no estilo de cinema de Jorge Furtado

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2015

AutorCASTRO NETO, Guilherme de Souza
TítuloNo limite das formas: a configuração do contemporâneo no estilo de cinema de Jorge Furtado
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa2015
Descrição físicav.1; 91 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAM
Fonteportal.anhembi.br / periodicos.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa tem por objetivo estudar e analisar as formas fílmicas e as categorias expressivas que configuram estilos pertinentes à contemporaneidade nos filmes de Jorge Furtado (Porto Alegre, Brasil, 1959). Trata-se de uma produção premiada nos mais importantes festivais do Brasil e do mundo, obtendo sucesso de crítica e público, desde os primeiros curtas-metragens dos anos 80 (dentre os quais O temporal, de 1984, O Dia em que Dorival encarou a guarda, 1986 e Ilha das Flores,1989) à série de longas-metragens iniciados nos anos dois mil (como Houve uma vez dois verões, de 2002, O homem que copiava, 2003, Saneamento básico, 2007 e Mercado de notícias, 2013). Tais filmes, por um lado, dedicam-se a estabelecer uma alta comunicabilidade com o público, tratando de contar, de maneira atraente, histórias bastante evidentes e diretas, por outro, diferenciam-se pelas formas múltiplas, híbridas e autorreflexivas trabalhadas em roteiros e realizações ricos em detalhes narrativos, muitas vezes antinaturalistas. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



7 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: SILVA, Ricardo Mastrorocco da

Título: A identidade LGBTT no cinema: a análise de cinco curtas metragens de 2008 a 2011

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2013

AutorSILVA, Ricardo Mastrorocco da
TítuloA identidade LGBTT no cinema: a análise de cinco curtas metragens de 2008 a 2011
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa2013
Descrição físicav.1; 122 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoA identidade LGBTT que se torna uma das camadas onde o realizador usa o aparato fílmico para mostrar a sua identidade sexual de diversas formas. A exibição da obra do realizador dentro do circuito dos festivais e como ele é feito nesse nicho e a análise de cinco curtas-metragens que foram produzidos e exibidos durante 208-2011 mostrando que a obra fílmica delata e relata a essência do realizador e que ele e seus personagens não mais importam para aquele que o vê.
ObservaçãoAnexos com fichas técnicas e materiais para portais gays.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



8 / 8
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: NASCIMENTO, Felipe Henrique Gavioli

Título: Análise da construção e reconstrução do documentário Memórias do isolamento

Orientador: Maria Bernardette Cunha de Lyra

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2013

AutorNASCIMENTO, Felipe Henrique Gavioli
TítuloAnálise da construção e reconstrução do documentário Memórias do isolamento
OrientadorMaria Bernardette Cunha de Lyra
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa2013
Descrição físicav.1; 66 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEssa dissertação analisa o refazimento do documentário curta-metragem “Memórias do Isolamento” (2012) de minha autoria, como exercício de rasura e reescrita, utilizando os pressupostos metodológicos desenvolvidos pela Professora Doutora Bernadette Lyra[1] para análise de obras audiovisuais, que baseará este exercício de analisar minha própria obra como um exercício de refazimento sobre meu documentário “Memórias do Isolamento” (2006). O uso desta metodologia possibilitou um exercício apurado de análise de detalhes e enriqueceu minha própria visão sobre estes documentários. O desenvolvimento da pesquisa se faz da seguinte maneira: O capítulo 1 aborda um pensamento geral sobre a relação do homem com a criação e a recriação. Neste capítulo relembro os primeiros registros do conhecimento e da arte, a repetição como forma de aprendizagem, a influência de várias fontes em uma obra e a necessidade ou inquietação do autor em reescrever sua própria obra. O capítulo 2 apresenta a metodologia desenvolvida na disciplina e a utiliza para a decupagem da versão original do documentário curta-metragem “Memórias do Isolamento”. O capítulo 3 faz uso dessa mesma estratégia metodológica para a análise dos elementos que compõe a segunda versão do documentário curta metragem “Memórias do Isolamento”.
ObservaçãoTrês anexos (p.64-66).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3