logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Mara Coelho de Souza Lago []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: PONTES, Carlos Frederico Bustamante

Título: Cinema LGBTQ exibido no Brasil: discursos, temáticas e tendências

Orientador: Mara Coelho de Souza Lago

Universidade: Universidade Federal de Santa Catarina

Instituição/Programa: Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Grau: Doutorado

Data de defesa: 17.12.2018

AutorPONTES, Carlos Frederico Bustamante
TítuloCinema LGBTQ exibido no Brasil: discursos, temáticas e tendências
OrientadorMara Coelho de Souza Lago
UniversidadeUniversidade Federal de Santa Catarina - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa17.12.2018
Descrição físicav.1; 353 f.; ilustrado com 148 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFSC
Fonterepositorio.ufsc.br
ResumoEsta tese analisa o modo como as noções hegemônicas de sexo e gênero são representadas nos filmes de temática lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, transgênero e queer exibidos no Brasil a partir dos anos 1980 aos dias atuais. Com base principalmente nas teorias feminista da representação, de Laura Mulvey (1983), do aparelho cinematográfico de Teresa de Lauretis (1994, 2003) e da conceituação de Michel Foucault sobre discurso, foi possível observar, criticamente, como estas noções foram construídas e representadas nos filmes que, em sua maioria, assisti ao longo da minha trajetória como espectador deste cinema. São analisadas cenas de sete filmes dos anos 1980, cinco dos anos 1990, seis dos anos 2000 e quatro de 2010 em diante. Excepcionalmente cenas de dois filmes dos anos 1970 são também analisadas. A maior parte das produções é estadunidense, mas há outras provenientes de diferentes países. Analisei e problematizei, através do estudo, os entrecruzamentos das categorias de gênero, sexualidade, raça/etnia, classe e gerações em conflito e negociação no jogo das forças sociais em disputa que as construções discursivas das narrativas fílmicas tematizam. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3