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Autor: GOMES, Delson de Matos

Título: O silêncio dos westerns dos diretores Sergio Leone e Clint Eastwood

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2016

AutorGOMES, Delson de Matos
TítuloO silêncio dos westerns dos diretores Sergio Leone e Clint Eastwood
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2016
Data de defesa2016
Descrição físicav.1; 254 f.; ilustrado com 453 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoQuando comparados, os Westerns dos diretores Sergio Leone e Clint Eastwood possuem similaridades e diferenças em suas construções (montagens) nas quais Leone influencia o diretor americano na utilização do silêncio cinematográfico para a produção de diferentes atmosferas e sensações. O silêncio no cinema possui grande riqueza semântica e potencial dramático a ser explorado e quando inserido no Western, é manifestado através de sons e imagens que são característicos da narrativa do gênero. O objetivo desta pesquisa é identificar e discutir as manifestações e construções dos diferentes silêncios nos Westerns dos diretores e observar as similaridades e diferenças dessas construções e utilizações entre os cineastas. Para esta análise, os filmes do diretor Sergio Leone utilizados foram: Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), Três Homens em Conflito (1966) e Era uma Vez no Oeste (1968) nos quais Clint Eastwood atuou nos três primeiros e sofre influência direta do diretor italiano em seu modo de interpretar e realizar o gênero enquanto diretor. E os filmes analisados do diretor Clint Eastwood foram: O Estranho sem Nome (1973), Josey Wales - O Fora da Lei (1976), O Cavaleiro Solitário (1985) e Os Imperdoáveis (1992).
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Autor: REINIGER NETO, Roberto Gustavo

Título: Almodovarianas: a função narrativa das encenações dos números musicais na filmografia de Pedro Almodóvar

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 16.09.2016

AutorREINIGER NETO, Roberto Gustavo
TítuloAlmodovarianas: a função narrativa das encenações dos números musicais na filmografia de Pedro Almodóvar
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2016
Data de defesa16.09.2016
Descrição físicav.1; 205 f.
Fontesitios.anhembi.br
ResumoEste estudo analisa a presença constante de números musicais nos filmes de Pedro Almodóvar. Até o momento, em sua filmografia ele assina a direção de vinte longas-metragens, dos quais catorze possuem este tipo de cena. Tratam-se de encenações que podem atuar nas construções de suas personagens, e interferir no desenvolvimento narrativo. Para se analisar tais pressupostos foram escolhidos quatro de seus filmes: "Que eu fiz para merecer isto?" (¿Qué he hecho yo para merecer esto!!, 1984), "A Lei do desejo" (La Ley del deseo, 1987), "Má educação" (La Mala educación, 2004), e "A Pele que habito" (La Piel que habito, 2011). Estes, melhor concentram as questões teóricas aqui levantadas em suas análises desenvolvidas, e permitem visualizar, em momentos distintos, a trajetória da encenação dos números usicais nas obras almodovarianas. [...]
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Autor: NOVAES, Viktor Danko Perkusich

Título: Aspectos autorais nas animações de Hayao Miyazaki

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 19.04.2018

AutorNOVAES, Viktor Danko Perkusich
TítuloAspectos autorais nas animações de Hayao Miyazaki
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa19.04.2018
Descrição físicav.1; 220 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteanhembi.br
ResumoEsta dissertação verifica na obra de Hayao Miyazaki, os aspectos de sua produção que possibilitam reconhecê-lo como diretor-autor, seus temas e personagens femininas. Cada filme é analisado sob uma perspectiva única. Foram levados em consideração assuntos como religião, folclore, temas narrativos, problemas de adaptação e questões relacionadas ao diretor, suas crenças, pontos de vistas políticos e sociais. As análises tiveram como base nove filmes de longa-metragem, produzidos a partir da fundação do Estúdio Ghibli, em 1985. Tenkû no shiro Rapyuta (O Castelo no Céu) 1986, Tonari no Totoro (Meu Amigo Totoro) 1988, Majo no takkyûbin (O Serviço de Entregas da Kiki) 1989, Kurenai no buta (Porco Rosso: O Último Herói Romântico) 1992, Mononoke-hime (Princesa Mononoke) 1997, Sen to Chihiro no kamikakushi (A Viagem de Chihiro) 2001, Hauru no ugoku shiro (O Castelo Animado) 2004, Gake no ue no Ponyo (Uma Amizade que Veio do Mar) 2008 e Kaze Tachinu (Vidas ao Vento) 2013.
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Autor: SANTOS, Débora Chabes dos

Título: Os filmes de julgamento no cinema hollywoodiano: uma questão de gênero cinematográfico

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2012

AutorSANTOS, Débora Chabes dos
TítuloOs filmes de julgamento no cinema hollywoodiano: uma questão de gênero cinematográfico
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, 2012
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de defesa2012



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Autor: SANTOS, Abkeila Cristina dos

Título: Santa Joana de Hollywood: análise dos elementos hagiográficos nos filmes de Victor Fleming e Luc Besson

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2015

AutorSANTOS, Abkeila Cristina dos
TítuloSanta Joana de Hollywood: análise dos elementos hagiográficos nos filmes de Victor Fleming e Luc Besson
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa2015
Descrição físicav.1; 111 f.; ilustrado com imagens dos filmes analisados.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteanhembi.br
ObservaçãoAnexo com apresentação no SOCINE (p.109-11).
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Autor: NEGRETTE, Alexandre dos Santos

Título: Os filmes hollywoodianos contemporâneos de super-heróis: elementos estéticos e narrativos dos filmes de super-heróis na produção hollywoodiana de 1999 a 2009

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2010

AutorNEGRETTE, Alexandre dos Santos
TítuloOs filmes hollywoodianos contemporâneos de super-heróis: elementos estéticos e narrativos dos filmes de super-heróis na produção hollywoodiana de 1999 a 2009
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, 2010
GrauMestrado
Data de defesa2010



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Autor: MACCARONE, Cristine

Título: Filmando fitas de bolo: o alimento como elemento dramático na cinematografia de Alfred Hitchcock

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.09.2012

AutorMACCARONE, Cristine
TítuloFilmando fitas de bolo: o alimento como elemento dramático na cinematografia de Alfred Hitchcock
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa01.09.2012
Descrição físicav.1; 146 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br



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Autor: LIMA, Geraldo de

Título: Mundo paralelo virtual no cinema: um estudo do espaço em "Matrix"

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2009

AutorLIMA, Geraldo de
TítuloMundo paralelo virtual no cinema: um estudo do espaço em "Matrix"
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa2009
Descrição físicav.1; 124 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAmorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEste trabalho tem por objetivo estudar os espaços dos mundos paralelos virtuais no cinema, tendo como base a análise da obra cinematográfica de Matrix. Pretende entender o significado dos mundos virtuais no cinema, diante de algumas teorias filosóficas contemporâneas, como o movimento da cibercultura, através de Francisco Rüdiger, dos espaços poéticos de Gaston Bachelard, dos estudos de Margaret Wertheim sobre a história do espaço, do conhecimento sobre o que é imaginário sociológico de Patrick Legros e ainda das teorias de Jean Baudrillard sobre o simulacro e o conhecimento de Mircea Eliade sobre mitologia. Serão analisados também os espaços de Matrix e comparados com outros filmes que também participam deste momento histórico da evolução da tecnologia, como Zardoz (1974), Cidade das Sombras (1998), Westworld (1973), eXistenZ (1999), Tron (1982), Videodrome (1983), etc
ObservaçãoAnexos (p.113-124).
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Autor: LESSA, Taiana Grassi

Título: Nem o que nem quem: análise da antropomorfia dos personagens animais nas animações de longa metragem de Walt Disney

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2012

AutorLESSA, Taiana Grassi
TítuloNem o que nem quem: análise da antropomorfia dos personagens animais nas animações de longa metragem de Walt Disney
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa2012
Descrição físicav.1; 136 f.; ilustrado com 54 imagens, 5 gráficos e 4 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa possui como objetivo identificar a extensão dos personagens animais dos filmes de longa-metragem dos estúdios Walt Disney e Pixar, no que diz respeito ao antropomorfismo apresentado por estes, levando em conta o quanto suas características se aproximam mais ou menos de características humanas. Como forma de contribuição para análise narrativa das animações, a fim de construir de ume entendimento mais profundo desta vertente do cinema, uma vez que o maior foco das pesquisas no que diz respeito a animações se encontra na técnica e não tanto na forma, estética e narrativa das mesmas. A metodologia apresenta quatro etapas distintas: levantamento das animações, catalogação das 59 animações selecionadas para análise: a partir de uma tabela por mim desenvolvida para a análise do antropomorfismo [...]
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Autor: GABRIEL, Miriam Regina

Título: Dráculas! Análise das transformações estético-visuais do vampiro de Bram Stoker no cinema

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 22.08.2014

AutorGABRIEL, Miriam Regina
TítuloDráculas! Análise das transformações estético-visuais do vampiro de Bram Stoker no cinema
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa22.08.2014
Descrição físicav.1; 115 f.; ilustrado com 204 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UAmorumbi
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoO objetivo deste trabalho é demonstrar através de pesquisa exploratória qualitativa de seis filmes de cinema (Nosferatu, uma sinfonia de horror” (1922); “Drácula” (1931); “O vampiro da noite” (1958); “Drácula” (1979); “Nosferatu, o vampiro da noite” (1979); e “Drácula de Bram Stoker” (1992)) que foram baseados na obra literária “Drácula”, de Bram Stoker, escrita em 1897, as principais mudanças ocorridas no personagem principal da trama, o Conde Drácula, sejam elas na indumentária, em sua moradia, em suas características físicas ou em seu comportamento. O que se deseja é demonstrar que a cada título rodado, embora o roteiro seja embasado na mesma obra, algumas transformações foram realizadas como é o caso da mudança de nomes de personagens, parentescos, desfechos e muitos outros e que teve como consequências várias alterações, inclusive, do curso da trama. Os títulos que fazem parte da amostra foram escolhidos pela sua importância no cinema internacional no período de 1922 a 1992, independente de sua nacionalidade.
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Autor: FERREIRA, Wilson Ribeiro Vieira

Título: Cinegnose: a recorrência de elementos gnósticos na recente produção cinematográfica americana (1995-2005)

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 14.09.2009

AutorFERREIRA, Wilson Ribeiro Vieira
TítuloCinegnose: a recorrência de elementos gnósticos na recente produção cinematográfica americana (1995-2005)
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
Abragência do estudo1995-2005
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa14.09.2009
Descrição físicav.1; 218 f.; ilustrado com 3 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoA produção cinematográfica norte-americana recente (1995 a 2005) conta com diversos filmes onde é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados em narrativas míticas do Gnosticismo conjunto de seitas sincréticas de religiões iniciatórias e escolas de conhecimento nos primeiros séculos da era cristã). Os temas incluem, freqüentemente, conspirações cósmicas, universos paralelos, amnésia e paranóia. Demonstra um interesse por uma ambivalente relação entre o sujeito e a realidade, consciência (especialmente alterada por estados deconsciência iluminados) e revolta contra sistemas autoritários de controle. Filmes como Cidade das Sombras (Dark City, 1998), a Vida em Preto e Branco (Pleasantville, 1998), Show de Truman (Truman Show, 1998), Vanilla Sky (Vanilla Sky, 2001), entre outros, apresentam uma idéia geral de que o mundo que percebemos é uma ilusão criada por alguém que não nos ama e que a chave para revelar a ilusão e descobrir a realidade reside numa forma de autoconhecimento ou iluminação. [...]
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Autor: FERREIRA, Paula Regina da Silva

Título: Estética da tecnologia: Matrix e seus efeitos visuais

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 06.04.2015

AutorFERREIRA, Paula Regina da Silva
TítuloEstética da tecnologia: Matrix e seus efeitos visuais
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa06.04.2015
Descrição físicav.1; 196 f.; Ilustrado com 56 imagens do filme analisado.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa objetiva interpretar os efeitos visuais da trilogia Matrix com o intuito de discutir os principais conceitos que são relacionados ao tema do uso dos efeitos visuais. Há uma ideia difundida e, geralmente aceita sem ressalvas, que o cinema que utiliza uma quantidade expressiva de efeitos visuais está passando por um constante e crescente processo de "desnarrativização" e "espetacularização" cinemáticos. Além disso, compara-se o chamado cinema de efeitos com o cinema de atrações, pois acredita-se que os efeitos visuais são utilizados com o mesmo intuito que eram utilizadas as trucagens, ou seja, para apenar atrair e entreter o espectador. Partimos do pressuposto de que os efeitos visuais, principalmente os digitais, são ferramentas importantes para ajudarem na construção narrativa do filme. [...]
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Autor: CARVALHO, Antonio Pires de

Título: A representação da secretária no cinema

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Programa de Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2008

AutorCARVALHO, Antonio Pires de
TítuloA representação da secretária no cinema
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa2008
Descrição físicav.1; 172 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fontelivrosgratis.com.br
ResumoO objetivo da dissertação foi visualizar como as imagens das secretárias nas organizações foram relacionadas ao imaginário do cinema, contribuindo para estudar o comportamento e sua evolução no campo histórico, social e econômico. Esta pesquisa foi baseada em filmes de produção hollywoodiana, com os quais foi possível através de uma filmografia, previamente escolhida, construir e demonstrar
socialmente esse imaginário. Partindo de uma cinematografia que contou com um total de 31 filmes, no período de 1933 a 2008, os quais, foram mapeados nas suas principais características e estabelecidos no conjunto os seus pontos marcantes e coincidentes. Foi imprescindível, a partir do tema e das produções tidas como foco da nossa Dissertação, destacar e analisar suas principais produções: “Como Eliminar Seu Chefe”, (1980); “A Secretária do Futuro”, (1988); “O Diabo Veste Prada” (2006), entre outros. Procurou-se, no decorrer da construção do trabalho, contextualizar estes filmes à sociedade e a história contemporânea.
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Autor: BIASI, Rodrigo Castilho de

Título: O simbolismo iniciático como estrutura narrativa oculta no filme “O Labirinto do fauno”

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorBIASI, Rodrigo Castilho de
TítuloO simbolismo iniciático como estrutura narrativa oculta no filme “O Labirinto do fauno”
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 157 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa objetiva a análise da narrativa do filme “O labirinto do Fauno”, produzido e dirigido por Guilherme Del Toro. O filme apresenta a presença de elementos e símbolos de ritos de iniciação e da mitologia iniciática dentro de sua narrativa, características e elementos simbólicos, de imagens, discursos e situações que, uma vez articulados e estruturados pela narrativa cinematográfica, consolidam um amplo e complexo processo de mensagens, significados e significantes que são “ocultos” ao espectador comum, mas, que mesmo assim, não deixam de comunicar, impactar ou influenciar de maneira intensa a construção da história, trama e mensagens produzidas pelo filme.[...]
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Autor: BERENGUER, Karyna

Título: O filme Andrei Rublev: um olhar sobre o sagrado

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2010

AutorBERENGUER, Karyna
TítuloO filme Andrei Rublev: um olhar sobre o sagrado
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa2010
Descrição físicav.1;
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fonteportal.anhembi.br
ResumoA presente dissertação pretende trazer à discussão a abordagem do sagrado no cinema do realizador russo Andrei Tarkovski. Como objeto de análise, foi escolhido o filme Andrei Rublev (1966) sobre a vida e obra do mais importante pintor de ícones da Idade Média. Para delimitar o princípio de sacralidade, recorro principalmente ao historiador Mircea Eliade e sua definição da dicotomia sagrado e profano. Uma vez definidas as bases teóricas da pesquisa, busco identificar quais os elementos que fazem referência ao sagrado no filme e assim demonstrar sua presença, mais especificamente nas três sequências analisadas, a saber: A Crucificação, O Ritual Pagão e Epílogo (ícones de Rublev).[...]]



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Autor: OLIVEIRA, Ilca Maria Moya de

Título: O erotismo em Joaquim Pedro de Andrade: interdição e transgressão nos filmes O Padre e a moça e Vereda tropical

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.04.2011

AutorOLIVEIRA, Ilca Maria Moya de
TítuloO erotismo em Joaquim Pedro de Andrade: interdição e transgressão nos filmes O Padre e a moça e Vereda tropical
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.04.2011
Descrição físicav.1; 121 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UAMorumbi
Fontecapes.gov.br / portal.anhembi.br
ResumoNeste estudo se investiga o aspecto interdito e transgressor do erotismo na obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, por meio de análise comparativa de dois filmes sob sua direção. O primeiro, O padre e a moça, um longa-metragem de 1965, a partir de poema de Carlos Drummond de Andrade; o segundo, Vereda Tropical, episódio do longa-metragem de 1977, Contos Eróticos, que tem como base conto premiado para o concurso da revista Status. Voltado para a pesquisa de análises em imagem e som, o estudo tem como objetivo o erotismo como a condição transgressora frente à realidade vivida no nível do sagrado, representado no filme O padre e a moça; no nível da apropriação individual do corpo, situação do episódio Vereda Tropical. São referências conceituais: os estudos sobre cinema de Ismail Xavier; o discurso do erotismo de Georges Bataille. O estudo visa embasar-se também na análise fílmica dessas produções que tem por objetivo demonstrar sua singularidade nos aspectos que esse estudo propõe: a interdição e a transgressão como meio de denúncia social.
ObservaçãoAnexo com a poesia de Drummond e o conto Vereda tropical (p.114-21).
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Autor: GALANTE, Maria Sílvia Sampaio

Título: Imagens da loucura no documentário brasileiro

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi-Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.04.2010

AutorGALANTE, Maria Sílvia Sampaio
TítuloImagens da loucura no documentário brasileiro
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa01.04.2010
Descrição físicav.1; 167 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fontecapes.gov.br / tede.anhembi.br
ResumoNesta pesquisa verificamos como a loucura é posta em cena no cinema brasileiro através do gênero documentário.[...]. Após efetuarmos outra listagem, dessa vez relacionada aos loucos postos em cena na ficção, nos demos conta de que, no Brasil, é no território do documentário que o tema é explorado com maior freqüência e de modo mais instigante. Decididos a nos situar no panorama nacional, partimos para a seleção e análise de um grupo de filmes que tiveram circulação comercial e, até mesmo, em festivais, como: Imagens do Inconsciente, Leon Hirszman (1986); Estamira, Marcos Prado (2006); e três documentários de Miriam Chnaiderman: Dizem que sou louco (1994), Passeio pelo Recanto Silvestre (2006) e Procura-se Janaíana (2007). Eles se situam entre os anos 80 e nosso momento contemporâneo, 2009. O conceito de loucura, ou a escolha das personagens caracterizadas como loucas, não é uma atribuição feita por nós, eles são assim apontados nos próprios filmes, daí nossa busca em tentar verificar o que está sendo dito e mostrado, ou melhor, posto em cena através dessa classificação. Nestes filmes terminamos por distinguir o "louco" institucionalizado daquele que está circulando no mundo com suas particularidades. Fala-se sobre o que está internado, seja para explicar o que tem, seja para denunciar o que ocorre por conta da própria institucionalização. Os outros "loucos" falam por si mesmos, podendo vir a se indagar sobre a atribuição a eles conferida, ou, em outros casos, nenhuma alusão é feita a ela.
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Autor: PAIVA, Celina Maria Silva de Castro

Título: Cinema e filosofia, uma interlocução possível: a ética, a cultura organizacional e a estética da violência nos filmes Clube da luta e Tropa de elite

Orientador: Luiz Antonio Vadico

Universidade: Universidade Anhembi Morumbi

Instituição/Programa: - Mestrado em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.04.2009

AutorPAIVA, Celina Maria Silva de Castro
TítuloCinema e filosofia, uma interlocução possível: a ética, a cultura organizacional e a estética da violência nos filmes Clube da luta e Tropa de elite
OrientadorLuiz Antonio Vadico
UniversidadeUniversidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa01.04.2009
Descrição físicav.1; 188 f.; ilustrado com 94 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Central
Fontecapes.gov.br / Anhembi.br
ResumoA pesquisa discute a possibilidade de interlocução entre o cinema e a filosofia, partindo do ponto de vista que a abordagem fílmica propicia uma análise da relação homem-mundo capaz de revelar as contradições da existência humana, mostrando seus conflitos, denunciando suas realidades. A perspectiva filosófico-existencial contemporânea, tendo como referencial teórico a fenomenologia embasou a abordagem ao tema. Os objetivos do trabalho consistiram em reforçar o diálogo entre filosofia e cinema e provocar uma reflexão. A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa bibliográfica e a análise fílmica de Clube da Luta e Tropa de Elite. A análise evidenciou que o cinema revela, na estética e representatividade do corpo, uma ética discursiva, que é aceita pelos membros do grupo e da sociedade. Revela ainda o funcionamento social através dos discursos que se interrelacionam, num processo dinâmico de construção e desconstrução. O espectador capta a materialidade desse discurso circulante e a internaliza. Assim, o cinema é um instrumento produtor de discursos que permeiam as visões de mundo. O cinema enquanto arte e reflexão filosófica mostra um universo de possibilidades que se dão no plano da imaginação e da criação. Conceitos como ética, violência, estética e cultura organizacional, presentes na literatura e na filosofia estão também nos filmes. A imagem possibilita diversos questionamentos, impedindo um fechamento pleno das questões - há um universo de possibilidades disponíveis ao espectador, denotando, assim, que os resultados desse trabalho atenderam, no que concerne aos objetivos propostos, ao desejo inicial de provocar indagações e reflexões sobre as atitudes e padrões de conduta na sociedade contemporânea.
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