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OR_Luciano Barbosa Justino []
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Autor: SERRÃO, Raquel de Araújo

Título: Sabor, emoção e tradução em Como água para chocolate

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: - Mestrado em Literatura e Interculturalidade

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2010

AutorSERRÃO, Raquel de Araújo
TítuloSabor, emoção e tradução em Como água para chocolate
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010
Instituição/ProgramaMestrado em Literatura e Interculturalidade
GrauMestrado
Data de defesa2010



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Autor: SANTOS, Eveline Alvarez dos

Título: Admirável Shakespeare novo: literatura, cinema e vídeo em Prospero’s book de Peter Greenaway

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Federal da Paraíba

Instituição/Programa: - Mestrado em Literatura e Interculturalidade

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2012

AutorSANTOS, Eveline Alvarez dos
TítuloAdmirável Shakespeare novo: literatura, cinema e vídeo em Prospero’s book de Peter Greenaway
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012
Instituição/ProgramaMestrado em Literatura e Interculturalidade
GrauMestrado
Data de defesa2012



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Autor: DANTAS, Fabrícia Silva

Título: Tradução intersemiótica como poética das relações: interfaces entre poesia e cinema no Stalker de Tarkovski

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: Centro de Educação - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorDANTAS, Fabrícia Silva
TítuloTradução intersemiótica como poética das relações: interfaces entre poesia e cinema no Stalker de Tarkovski
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba - Centro de Educação, João Pessoa
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 116 f.
Fonteuepb.br
ResumoNossa pesquisa teve como corpus o filme Stalker (1979) de Andrei Tarkovski. Tentou-se analisar como o filme estabelece o diálogo com a literatura, dando especial atenção ao modo como a poesia é aí tratada. Primeiramente, fizemos uma aproximação sob o prisma da tradução intersemiótica da novela Piquenique à beira da estrada (1977),dos irmãos Arkadi e Boris Strugatski, da qual deriva o roteiro do filme, também escrito pelos irmãos Strugatski. Inserir a novela num processo semiótico que vem deum grande livro da tradição romanesca russa, Os Irmãos Karamázov (2008) de Dostoievski, surgiu tão logo a observação mais atenta tanto do filme quanto da novelas e aprofundou, a essa relação é dedicado todo o nosso segundo capítulo. A relação do filme com a longa tradição do romance presentificado em Dostoievski não é romanesca, é poética. O terceiro capítulo diz respeito à função central que a poesia adquire no filme, a poesia como Ecopoiesis, como processo entre indivíduos e meio ambiente posto em um enunciado, não se confundindo a uma ideia canônica da poesia somente como o registro escrito de uma subjetividade.



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Autor: AZEVEDO FILHO, Romero Ferreira de

Título: Um trânsito naturalista: da literatura ao cinema brasileiro

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade

Grau: Mestrado

Data de defesa: 12.08.2008

AutorAZEVEDO FILHO, Romero Ferreira de
TítuloUm trânsito naturalista: da literatura ao cinema brasileiro
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba, Campina Grande
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa12.08.2008
Descrição físicav.1; 100 f.; ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UEPB
Fontecapes.gov.br / uepb.br



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Autor: SANTOS, Kelvo de Almeida

Título: Para além do escurinho do cinema: a representação do nordeste em O auto da compadecida e Deus e o diabo na terra do sol

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: - Mestrado em Literatura e Interculturalidades

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.09.2010

AutorSANTOS, Kelvo de Almeida
TítuloPara além do escurinho do cinema: a representação do nordeste em O auto da compadecida e Deus e o diabo na terra do sol
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba, João Pessoa
Instituição/ProgramaMestrado em Literatura e Interculturalidades
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa01.09.2010
Descrição físicav.1; 89 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UEPB
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoA representação do nordeste em "O auto da Compadecida" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol".



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Autor: SANTOS, Maria Zita Almeida Batista dos

Título: Macunaímas: intersemiose cinema literatura

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: - Mestrado em Literatura e Interculturalidades

Grau: Mestrado

Data de defesa: 21.05.2010

AutorSANTOS, Maria Zita Almeida Batista dos
TítuloMacunaímas: intersemiose cinema literatura
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba, Campina Grande
Instituição/ProgramaMestrado em Literatura e Interculturalidades
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa21.05.2010
Descrição físicav.1; 69 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UEPB
Fontecapes.gov.br / tede.bc.uepb.edu.br
ResumoEste trabalho é uma análise comparativa do romance Macunaíma, escrito por Mário de Andrade, e a tradução cinematográfica homônima realizada por Joaquim Pedro de Andrade. O objetivo principal de nossa pesquisa foi tratar do diálogo, similaridades e diferenças, entre estas duas obras e seus sistemas simbólicos, literatura e cinema [...]. No conjunto da obra de Mário, o livro destaca-se como uma transfiguração do Brasil, de formas e aspectos dos nossos traços nacionais. Embora Mário de Andrade não tenha pretendido fazer do romance uma interpretação ou um signo da cultura brasileira, Macunaíma significa busca e descoberta e, de certo modo, é uma genuína interpretação do Brasil e de suas potencialidades futuras. Assim como Mário de Andrade, em sua criação, atualiza os mitos indígenas de que se apropria, Joaquim Pedro de Andrade, no cinema, encontra as respectivas dimensões contemporâneas do “herói da nossa gente”. No filme, por exemplo, o Brasil subjugado pela ditadura militar é um signo constante. Nossa incursão passa primeiro pela necessidade de contextualizar a antropofagia enquanto projeto de tradução e leitura crítica de nossas heranças ocidentais, objeto do primeiro capítulo; segundo, pela possibilidade de atualização criativa oportunizada pelo Cinema Novo, priorizando a abordagem das similaridades e posteriormente das diferenças entre os Macunaímas, objeto de nosso segundo capítulo.
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Autor: AZEVEDO FILHO, Romero Ferreira de

Título: Um trânsito naturalista: da literatura ao cinema brasileiro

Orientador: Luciano Barbosa Justino

Universidade: Universidade Estadual da Paraíba

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidades

Grau: Mestrado

Data de defesa: 12.08.2008

AutorAZEVEDO FILHO, Romero Ferreira de
TítuloUm trânsito naturalista: da literatura ao cinema brasileiro
OrientadorLuciano Barbosa Justino
UniversidadeUniversidade Estadual da Paraíba, Campina Grande
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidades
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa12.08.2008
DisponibilidadeBiblioteca Central UEPB
Fontecapes.gov.br / uepb.br



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