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Autor: FERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini

Título: A obra cinematográfica de Adrian Cowell: legado de resistências e territorialidades para a Amazônia

Orientador: Larissa Mies Bombardi

Universidade: Universidade de São Paulo

Instituição/Programa: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana

Grau: Doutorado

Data de defesa: 10.10.2018

AutorFERREIRA, Gustavo Henrique Cepolini
TítuloA obra cinematográfica de Adrian Cowell: legado de resistências e territorialidades para a Amazônia
OrientadorLarissa Mies Bombardi
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Sao Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Geografia Humana
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa10.10.2018
Descrição físicav.1; 526 f.; ilustrado com 163 imagens. 7 gráficos, 8 quadros, 8 tabelas e 27 mapas.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
Fonteteses.usp.br
ResumoA presente tese é oriunda de uma análise da obra cinematográfica de Adrian Cowell (1934-2011), sobretudo, a partir das produções inerentes à Amazônia brasileira no período de 1980 a 1990, através da série A década da destruição, bem como as produções documentais mais recentes que revisitam a referida década da destruição e apresentam seus possíveis legados a partir de diferentes resistências e territorialidades da Amazônia Legal brasileira e suas implicações e conexões numa escala mundializada. Dessa maneira, objetivou-se comprovar, no decorrer da referida pesquisa, a importância da obra cinematográfica de Cowell ancorado em quatro dimensões indissociáveis: a primeira visa comprovar que seu acervo cinematográfico é o maior sobre a Amazônia, o segundo versa sobre os intensos e atuais registros dos conflitos no campo, o terceiro remete ao papel das políticas públicas territoriais na Amazônia em consonância com a teoria dos conflitos agrários envolvendo indígenas, posseiros, sem terras, camponeses, entre outras populações extrativistas/tradicionais e, por fim, a última dimensão indica uma contribuição pedagógica, ou seja, os documentários como instrumento de pesquisa, linguagem, denúncia e recurso político-pedagógico para as escolas.[...]
Observação10 anexos (p.355-526).
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