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Autor: CORTEZ, Felipe Marcos Gonçalves

Título: Memórias documentárias: a produção documental da TV Cultura do Pará

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: Instituto de Ciências da Arte - Programa de Pós-Graduação em Artes

Grau: Mestrado

Data de defesa: 28.06.2019

AutorCORTEZ, Felipe Marcos Gonçalves
TítuloMemórias documentárias: a produção documental da TV Cultura do Pará
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Arte, Belém
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauMestrado
Data de entrega2019
Data de defesa28.06.2019
Descrição físicav.1; 113 f.; ilustrado com 19 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca IA
Fonterepositorio.ufpa.br
ResumoEste estudo reflete sobre como dois documentários de arquivo realizados por diferentes diretores atuantes na TV Cultura do Pará se relacionam com a ideia de “lugar de memória” proposta por Pierre Nora (1984). A abordagem das obras é feita a partir da noção de análise fílmica defendida por Manuela Penafria (2009) que considera a relevância de analisar aspectos internos e externos ao filme para a sua compreensão mais ampla. A partir disso empreende-se um esforço analítico que considera os dois documentários em sua relação com o espaço institucional de sua criação, a TV Cultura do Pará, seus realizadores, as condições de sua produção e as memórias do próprio autor do estudo, compondo uma espécie de memória documentária
ObservaçãoQuatro apêndices (p.93-113)
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Autor: SILVA, Ramiro Quaresma da

Título: A site cinematecaparaense.org e a preservação virtual do patrimônio audiovisual: uma cartografia de vivências cinematográficas

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: Instituto de Ciências da Arte - Programa de Pós-Graduação em Artes

Grau: Mestrado

Data de defesa: 16.06.2015

AutorSILVA, Ramiro Quaresma da
TítuloA site cinematecaparaense.org e a preservação virtual do patrimônio audiovisual: uma cartografia de vivências cinematográficas
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Arte, Belém
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa16.06.2015
Descrição físicav.1; 218 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFPA
Fonterepositorio.ufpa.br
ResumoEste trabalho propõe uma cartografia do cinema paraense para uma visão rizomática e multidimensional desta cinematografia. A pesquisa se apresenta em três etapas. Na primeira, o método cartográfico (Deleuze/Guatarri) com ênfase no cinema (Kastrup), refletindo sobre a instituição cinemateca como guardiã da memória cinematográfica de um lugar (Le Goff e Ferro) e uma revisão da bibliografia e de fontes diversas sobre a memória do cinema paraense. Em seguida, na segunda e mais extensa etapa, um inventário da filmografia realizada no estado do Pará de 1960 aos dias atuais, identificando os principais realizadores e filmes, descrevendo seus modos de criação e produção fílmica a partir de entrevistas e questionários aplicados, a diversidade temática de seus roteiros, desenvolvendo uma análise dessas obras identificando os momentos históricos, sociais, culturais e tecnológicos em que foram realizadas. Por último, na terceira etapa, uma reflexão sobre as ações em prol da preservação de arquivos fílmicos no estado, o dilema dos arquivos contemporâneos de cinema, analógico versus digital e a experiência do site Cinemateca Paraense em preservação, catalogação e difusão virtual da cinematografia paraense no ciberespaço.
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Autor: FARIAS, Andréia Morais de

Título: O invisível virado do avesso: um estudo do filme "Jogo do cena" de Eduardo Coutinho

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: Instituto de Ciências da Arte - Programa de Pós-Graduação em Artes

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2018

AutorFARIAS, Andréia Morais de
TítuloO invisível virado do avesso: um estudo do filme "Jogo do cena" de Eduardo Coutinho
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Arte, Belém
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa2018
Descrição físicav.1; 88 f.; ilustrado com 20 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPA
Fonterepositorio.ufpa.br
ResumoA dissertação que se apresenta pretende refletir sobre as possibilidades de aplicação prática da arte de representar no cinema, a partir de uma trajetória pessoal até entrar no filme Jogo de cena (2007) do diretor Eduardo Coutinho. Para isso, analisou-se elementos da linguagem cinematográfica, visto no filme, como enquadramento, personagem, movimentos, fala para alcançar uma rememoração de histórias das personagens. Jogo de cena foi filmado num teatro somente com mulheres, todas de alguma forma são atrizes (conhecidas ou não), que contam suas histórias entre as memórias e a arte de representar, com misturas estruturais dos conceitos de documentário e de ficção. Ao longo do trabalho, buscou-se, assim, estabelecer diálogo com reflexões na minha história, de um encantamento ao cinema até a escolha do objeto de estudo, que é o filme Jogo de cena, utilizando-se de experiências pessoais e a materialidade documental a respeito do filme, como método, buscamos, a partir das personagens, investigar de que maneira cada uma das mulheres se reinventa na arte de representar, a partir de suas memórias, entre conceitos e teorias de autores e pesquisadores de cinema, como Fernão Pessoa Ramos, Bill Nichols, Manuela Penafria, Ismail Xavier, Jean Claude Bernardet, Cláudia Mesquita, Consuelo Lins, entre outros.[...]
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Autor: SILVA, Jorge Almir Castro da

Título: O discurso literário e cinematográfico: simetrias e assimetrias em O Leopardo, Giuseppe Tomasi di Lampedusa x Luchino Visconti

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: - Mestrado em Linguística e Teoria Literária

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2008

AutorSILVA, Jorge Almir Castro da
TítuloO discurso literário e cinematográfico: simetrias e assimetrias em O Leopardo, Giuseppe Tomasi di Lampedusa x Luchino Visconti
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará, Belém, 2008
Instituição/ProgramaMestrado em Linguística e Teoria Literária
GrauMestrado
Data de defesa2008



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Autor: MACHADO, Ismael Soares

Título: A literatura e o cinema em Caio Fernando Abreu

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: Instituto de Letras, Linguística e Teoria Literária - Mestrado em Letras

Grau: Mestrado

Data de defesa: 18.06.2009

AutorMACHADO, Ismael Soares
TítuloA literatura e o cinema em Caio Fernando Abreu
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Letras, Linguística e Teoria Literária, Belém
Instituição/ProgramaMestrado em Letras
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa18.06.2009
Descrição físicav.1; 65 p f.
DisponibilidadeBiblioteca Albeniza Chaves
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoNum primeiro momento, o presente trabalho vai-se ocupar da relação de troca entre o cinema e a literatura em textos de Caio Fernando Abreu, buscando pontos de contato entre essas duas vertentes artísticas. No capítulo seguinte abordaremos alguns conceitos e técnicas ligadas ao cinema. A intenção é mostrar que algumas das técnicas cinematográficas passaram a ser utilizadas por escritores em seu fazer literário, numa influência que mostra que há uma via de mão dupla no relacionamento entre as duas formas de arte. Não é possível fazer essa leitura sobre as técnicas de cinema empregadas por Caio Fernando Abreu, sem nos determos em uma discussão introdutória e conceitual sobre pós-modernismo e pós-colonialismo. É com base nessa proposição que os conceitos de pós-modernismo e pós-colonialismo são apresentados no terceiro capítulo deste trabalho. No capítulo seguinte, abordaremos um pouco da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu a partir de um olhar pós-modernista. A contracultura e sua influência em Caio Fernando Abreu é o tema do quinto capítulo do presente trabalho do presente trabalho. Por fim, o último capítulo deste trabalho vai tratar exclusivamente da relação de Abreu com o cinema. Não se trata, no entanto, de fazer um levantamento da obra do escritor que foi adaptada para as telas e discutir os pontos em comum ou não entre a versão escrita e a versão filmada. O que se quer aqui é buscar nos escritos de Caio (contos e romances) o ponto onde o cinema passa a exercer uma influência marcante em sua literatura.



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Autor: SILVA, Indaiá Freire da

Título: Hilda Furacão e o périplo de Cintura Fina: romance, minissérie e cinema

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: - Mestrado em Letras, Linguística e Teoria Literária

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.06.2009

AutorSILVA, Indaiá Freire da
TítuloHilda Furacão e o périplo de Cintura Fina: romance, minissérie e cinema
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará, Belém
Instituição/ProgramaMestrado em Letras, Linguística e Teoria Literária
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa01.06.2009
Descrição físicav.1; 100 f.
DisponibilidadeBiblioteca Profa. Albeniza Chaves
Fontecapes.gov.br / ufpa.br
ResumoO presente trabalho objetiva acompanhar o percurso da personagem Cintura Fina, personagem real, que, saindo da História, empreende, intertextual e intersemioticamente, uma trajetória artística. A Literatura a captou e, dando vida e realidade a ela, inseriu-a nas páginas do romance Hilda Furacão, sob a batuta do escritor mineiro Roberto Drummond. As minisséries televisivas têm bebido sobejamente nas águas da Literatura. Não sem razão, o texto literário converteu-se em texto que a Rede Globo de Televisão recriou-a em minissérie de 32 capítulos, levados ao ar entre 24 de maio e 23 de julho de 1998, com adaptação de Glória Peres. As jovens cineastas mineiras, Fernanda Gomes e Luciana Barros, em 2005, levam a personagem Cintura Fina para o cinema, transformando-a, criativamente, na protagonista de um documentário experimental em curta-metragem intitulado Derivado da minha beleza.
ObservaçãoO título também aparece como O périplo de Cintura Fina: romance, minissérie e cinema.



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Autor: SANTOS, Sônia Maria Fernandes dos

Título: Literatura e Cinema: interfaces n'O (caso do) Vestido

Orientador: Joel Cardoso da Silva

Universidade: Universidade Federal do Pará

Instituição/Programa: Instituto de Letras e Comunicação - Mestrado em Linguística e Teoria Literária

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.06.2008

AutorSANTOS, Sônia Maria Fernandes dos
TítuloLiteratura e Cinema: interfaces n'O (caso do) Vestido
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Letras e Comunicação, Belém
Instituição/ProgramaMestrado em Linguística e Teoria Literária
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa01.06.2008
Descrição físicav.1; 105 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPA
Fontebibcentral.ufpa.br
ResumoNão é de hoje que Literatura e Cinema servem-se mutuamente. São duas linguagens específicas que, apesar de autônomas, dialogam entre si e intertextualmente. A literatura, que tantas vezes deu origem a adaptações cinematográficas também vem, há tempos, se apropirando de muitos recursos do cinema. Este estudo tem a pretensão de tecer uma reflexão comparativa entre essas duas modalidades artísticas, tendo como objeto de discussão, no nosso caso, o texto literário Caso do Vestido, de Carlos Drummond de Andrade e o texto fílmico O Vestido, de Paulo Thiago. Não se pretende aqui medir o grau do valor entre uma e outra arte, mas viabilizar um diálogo entre ambas, no sentido de refletir sobre possíveis aglomerações e distanciamentos existentes entre essas duas modalidades artísticas.



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Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
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