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Autor: CASTRO, Rafael Sodré de

Título: Reflexões sobre a trilha sonora a partir de Hanslick

Orientador: Jalver Machado Bethonico

Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais

Instituição/Programa: Escola de Belas Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes

Grau: Mestrado

Data de defesa: 15.01.2016

AutorCASTRO, Rafael Sodré de
TítuloReflexões sobre a trilha sonora a partir de Hanslick
OrientadorJalver Machado Bethonico
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa15.01.2016
Descrição físicav.1; 143 f.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonterepositorio.ufmg.br
Resumo[...] Em linhas gerais, este trabalho examina a estética da música no cinema com enfoque na própria expressão sonora e não na construção de um arcabouço afetivo para as cenas. Igualmente, verificamse os limites da conexão entre música e drama na construção do filme, examinando através de referências oferecidas pela filosofia da música e exemplos fílmicos se os dois campos podem comportar uma relação igualitária capaz de permitir o desenvolvimento musical e dramático sem que uma parte se sobreponha à outra.
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Autor: PESSOA, Frederico Augusto Vianna de Assis

Título: Territórios da escuta e imagens em movimento: um (discreto) deslocamento epistemológico

Orientador: Jalver Machado Bethonico

Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais

Grau: Doutorado

Data de defesa: 31.10.2017

AutorPESSOA, Frederico Augusto Vianna de Assis
TítuloTerritórios da escuta e imagens em movimento: um (discreto) deslocamento epistemológico
OrientadorJalver Machado Bethonico
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
GrauDoutorado
Data de entrega2017
Data de defesa31.10.2017
Descrição físicav.1; 213 f.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonteufmg.br
ResumoNesta pesquisa, investigamos aquilo que denominamos Territórios de Escuta - espaços de escuta que aglutinam diferentes experiências, história pessoal/cultural e sensorialidade em torno do som. Parte-se da hipótese de que a escuta tem uma história cultural e pessoal (antropológica e subjetiva) e que ela constitui tais territórios. A escuta reflete não apenas um ponto localizável de recepção sensorial, mas um ponto de confluência que perpassa nossas experiências do mundo, as interpretações diversas que damos ao que escutamos, assim como os dispositivos que modulam nossas percepções nossa localização geográficocultural, nossa história social e pessoal, nossa relação com a tecnologia, bem como os diversos sistemas de pensamento que construímos a partir da escuta. Desta forma, discutimos a escuta como campo de conhecimento do mundo, ultrapassando seu lugar sensorial e abarcando o campo simbólico que ela constitui em nossas experiências. A partir desta discussão, abordamos os Territórios de Escuta no cinema, analisando como estes territórios se constituem neste campo artístico. Um filme propõe um modo de se pensar,organizar, compor, articular e valorar os sons mas este só se delineia de forma efetiva na interação entre o filme e o ouvinte/espectador. Os Territórios de Escuta no cinema envolvem todo o pensamento e a experiência com os sons que os antecedem, tanto cotidianas, quanto com outras obras artísticas.[...]
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Autor: PESSOA, Frederico Augusto Vianna de Assis

Título: O lugar fora do lugar: topografias sonoras do cinema documentário

Orientador: Jalver Machado Bethonico

Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais

Instituição/Programa: - Escola de Belas Artes

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorPESSOA, Frederico Augusto Vianna de Assis
TítuloO lugar fora do lugar: topografias sonoras do cinema documentário
OrientadorJalver Machado Bethonico
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011
Instituição/ProgramaEscola de Belas Artes
GrauMestrado
Data de defesa2011



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Autor: LAFETÁ, Júlio César Alessi de Carvalho

Título: A intermedialidade no cinema de Peter Greenaway: uma análise intermediática do filme Prospero’s book

Orientador: Jalver Machado Bethonico

Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais

Instituição/Programa: Escola de Belas Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2011

AutorLAFETÁ, Júlio César Alessi de Carvalho
Título A intermedialidade no cinema de Peter Greenaway: uma análise intermediática do filme Prospero’s book
OrientadorJalver Machado Bethonico
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa2011
Descrição físicav.1; 143 f.; ilustrado com 78 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fontebibliotecadigital.ufmg.br
ResumoEsse trabalho propõe a uma análise do filme Prosperos Books (1991) do cineasta inglês Peter Greenaway com base na teoria da intermidialidade, proposta por Claus Clüver, destacando a tradução da peça de teatro original A tempestade de William Shakespeare, para o filme, bem como as referências intermidiáticas encontradas na obra. Será traçado ainda um paralelo entre o filme em questão e outras obras do cineasta, com ênfase na escritura fílmica proposta por Greenaway.
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Autor: MARCOLINO, Márcio Cardoso

Título: O compositor Stanley Kubrick: análise do som no filme De olhos bem fechados de Stanley Kubrick através da teoria sonora de Michel Chion

Orientador: Jalver Machado Bethonico

Universidade: Universidade Federal de Minas Gerais

Instituição/Programa: Escola de Belas Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Grau: Mestrado

Data de defesa: 19.11.2008

AutorMARCOLINO, Márcio Cardoso
TítuloO compositor Stanley Kubrick: análise do som no filme De olhos bem fechados de Stanley Kubrick através da teoria sonora de Michel Chion
OrientadorJalver Machado Bethonico
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa19.11.2008
Descrição físicav.1; 81 f.; ilustrado com 4 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
ResumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar o filme De olhos bem fechados de Stanley Kubrick sob o aspecto da interseção das linguagens sonora e imagética através das categorias da teoria sonora de Michel Chion. O universo sonoro do filme sugere uma análise específica em paralelo com a narrativa fílmica estabelecida por Kubrick, apontando o diretor como um compositor da trilha sonora, ao potencializar o material sonoro, dotando-o de significado frente às imagens. A metodologia adotada parte dos planos sonoros planilhas gráficas das seqüências do filme, explicitando no tempo, música, efeitos sonoros e voz para estudar a forma como o diretor utiliza o som como uma ferramenta semântica.
ObservaçãoAnexos (p.71-81).
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