logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: DANTAS, Diógenes de Araújo

Título: Sutilezas metafísicas do espetáculo: a imagem desviada em Debord

Orientador: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado

Universidade: Universidade Federal de São Paulo

Instituição/Programa: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Grau: Mestrado

Data de defesa: 04.05.2017

AutorDANTAS, Diógenes de Araújo
TítuloSutilezas metafísicas do espetáculo: a imagem desviada em Debord
OrientadorFrancisco de Ambrosis Pinheiro Machado
UniversidadeUniversidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Filosofia
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa04.05.2017
Descrição físicav.1; 154 f.
DisponibilidadeBiblioteca Unifesp
Fontesucupira.capes.gov.br
ResumoA presente dissertação pretende investigar o elemento imagético-conceitual presente nas três obras homônimas de Guy Debord – o livro, o filme, e o roteiro – intituladas A Sociedade do Espetáculo, partindo da ideia de que não são simples versões umas das outras, mas desvios (détournements) sucessivos com vistas à emancipação do espectador que, com isso, recupera seus gestos. Para tal, empreenderemos uma investigação sobre os diferentes sentidos que a imagem tem em suas obras, desde as críticas que faz até os usos pelos quais a imagem se torna uma porta para a existência histórica do homem, que foi reduzido, na contemporaneidade, a um mero espectador de suas próprias forças produtivas, que se separaram dele. Apontaremos essa ação por meio de um itinerário pelas imagens femininas das quais se utiliza, no filme, para compor um dos caminhos do jogo de aventura em busca do gesto perdido.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



2 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: QUINTINO, Oberdan

Título: A imagem do cinema como choque segundo Walter Benjamin

Orientador: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado

Universidade: Universidade Federal de São Paulo

Instituição/Programa: - Mestrado em Filosofia

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2012

AutorQUINTINO, Oberdan
TítuloA imagem do cinema como choque segundo Walter Benjamin
OrientadorFrancisco de Ambrosis Pinheiro Machado
UniversidadeUniversidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2012
Instituição/ProgramaMestrado em Filosofia
GrauMestrado
Data de defesa2012



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3