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Autor: CARIBÉ, Pedro Andrade

Título: Cinema de terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador

Orientador: Elen Cristina Geraldes

Universidade: Universidade de Brasília

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Doutorado

Data de defesa: 22.03.2019

AutorCARIBÉ, Pedro Andrade
TítuloCinema de terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador
OrientadorElen Cristina Geraldes
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauDoutorado
Data de entrega2019
Data de defesa22.03.2019
Descrição físicav.1; 254 f.; ilustrado com 21 imagens e cinco mapas.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterepositorio.unb.br
ResumoA tese pesquisa os modelos de produção do cinema ou audiovisual negro a partir da contribuição de um intelectual, Luiz Orlando da Silva, responsável por coordenar uma rede de cineclubes na década de 1980. A atuação na distribuição e na exibição o faz desenvolver uma curadoria na qual a formação do público é acompanhada por metodologias de mobilização e por leituras dos filmes em territórios negros. Ao longo do trabalho são abordadas a atuação da sociedade civil e as políticas de Estado quanto ao cinema nacional, independente e regional e suas relações com o cinema negro. O pesquisador imerge no corpus teórico-metodológico que cruza duas dialéticas de reconhecimento: a dupla-consciência de W.E.B Du Bois, que realça o aspecto normativo nas instituições; e o desde dentro, desde fora, da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB), liderada por Mestre Didi e seguido por Muniz Sodré, que evidencia o território, a ancestralidade e as disputas no âmbito do sentido. A revisão histórica tem como base a presença do espectador negro em Salvador desde o fim do século XIX. [...]
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Autor: CARVALHO, Milena Times de

Título: Políticas culturais de acesso ao cinema no Brasil: os desafios do Programa Cinema Perto de Você

Orientador: Elen Cristina Geraldes

Universidade: Universidade de Brasília

Instituição/Programa: Faculdade de Comunicação - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 24.02.2015

AutorCARVALHO, Milena Times de
TítuloPolíticas culturais de acesso ao cinema no Brasil: os desafios do Programa Cinema Perto de Você
OrientadorElen Cristina Geraldes
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa24.02.2015
Descrição físicav.1; 119 f.; Ilustrado com 21 gráficos, 7 quadros e 9 imagens de cinemas do Programa.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterepositorio.unb.br
ResumoA partir de uma retomada da constituição das políticas públicas voltadas para o setor cinematográfico em vários períodos históricos, é possível constatar que o foco da política de fomento se concentrou primordialmente na etapa de produção dos filmes. Na última década, iniciativas como a Lei do Audiovisual e o Fundo Setorial do Audiovisual conseguiram garantir um significativo montante de recursos que têm contribuído para o crescimento da produção de filmes nacionais. No entanto, o público atingido pela maioria desses filmes ainda representa um percentual pouco expressivo do mercado. Partindo dessa constatação, a presente pesquisa se propõe a investigar como tem sido formulada e implementada no Brasil uma política de acesso ao cinema, por meio de um estudo de caso do programa mais representativo dessa vertente na política em vigor, o Cinema Perto de Você. Adotando o aporte teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação e sua aplicação aos estudos sobre a atividade cinematográfica, bem como reflexões contemporâneas sobre a conceituação e caracterização das políticas públicas de cultura e do acesso à cultura, analisamos a perspectiva de acesso adotada pelo Cinema Perto de Você, os atores e relações de poder envolvidos na sua formulação e implementação, e em que medida ele cumpre com o objetivo de diversificar, descentralizar e expandir a oferta de cinema à população brasileira. [...]
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