logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Eduardo Vicente []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: SANTOS, Gustavo Nascimento dos

Título: Um cinema para os ouvidos: mapeando o radiodocumentário

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 08.11.2016

AutorSANTOS, Gustavo Nascimento dos
TítuloUm cinema para os ouvidos: mapeando o radiodocumentário
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2016
Data de defesa08.11.2016
Descrição físicav.1; 243 f.; ilustrado com 5 imagens e três tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoEste estudo busca demonstrar de que maneira o documentário, gênero originalmente cinematográfico, desenvolve-se no rádio. Entendido como uma narrativa autoral de não-ficção, trata-se de um gênero radiofônico pouco conhecido no Brasil. Para mapeá-lo, analisamos esse objeto sob diversos aspectos. Em primeiro lugar, buscamos contextualizá-lo dentro de um campo de estudo do Rádio Autoral. Considerando sua estreita relação com o documentário audiovisual, comparamos essas duas formas de abordagem e representação do real. Buscamos, em seguida, a definição de um conceito de radiodocumentário, apontando para as diferentes terminologias que congregam esse repertório de peças ao redor do mundo. Posteriormente, elencamos os elementos que compõe sua linguagem e descrevemos seu desenvolvimento histórico em alguns países, sob a perspectiva técnica e estética. Além disso, discutimos a presença do dispositivo documental no passado do rádio brasileiro e contextualizamos a presença do gênero no Brasil.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



2 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: SOUZA, Geórgia Cynara Coelho de

Título: Para ver e ouvir: a música de André Abujamra no cinema brasileiro

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Doutorado

Data de defesa: 13.04.2018

AutorSOUZA, Geórgia Cynara Coelho de
TítuloPara ver e ouvir: a música de André Abujamra no cinema brasileiro
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa13.04.2018
Descrição físicav.1; 266 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoO presente trabalho visa investigar a contribuição do compositor, instrumentista, ator e artista multimídia André Abujamra ao cinema brasileiro no que tange à composição de trilhas sonoras musicais e à articulação destas com os filmes a que se dirigem. A ideia foi abordar o percurso do artista no cinema a partir de sua estreia em longas-metragens ficcionais, no início da Retomada do cinema brasileiro (1995), buscando a relação entre seu processo criativo, a diversidade de referências musicais e a atuação multifacetada no campo das artes para verificar as características de sua assinatura musical cinematográfica. Neste sentido, fizemos o exercício de uma análise fílmica com foco no som e em suas articulações com a imagem, relacionando a música de André Abujamra tanto a outros elementos sonoros constituintes dos filmes de que participa como compositor - canções preexistentes, ruídos, diálogos, efeitos de silêncio e outros - , quanto aos diversos elementos visuais - fotografia, planos, movimentos de câmera, cenários, montagem e outros. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



3 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: GALLO, Rafael Eduardo

Título: As trilhas musicais originais do cinema brasileiro após a Retomada: os compositores e seus processos de criação e produção

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 09.10.2015

AutorGALLO, Rafael Eduardo
TítuloAs trilhas musicais originais do cinema brasileiro após a Retomada: os compositores e seus processos de criação e produção
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa09.10.2015
Descrição físicav.2; 405 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoO objetivo deste trabalho é estudar o cenário de composição e produção de trilhas musicais no cinema brasileiro desde o período chamado de Retomada até a atualidade, analisando como as transformações tecnológicas na produção musical e cinematográfica, as renovações no elenco de profissionais e artistas do cinema e do mercado fonográfico, o restabelecimento de uma produção cinematográfica baseada nas leis de incentivo criadas na década de 1990 e outras contingências colaboraram para a solidificação de novos modelos de produção de trilhas musicais originais na contemporaneidade. O momento atual do mercado cinematográfico brasileiro é marcado por significativas reconfigurações nas cadeias de produção, com predominância de modelos organizacionais que se caracterizam pela produção "projeto por projeto", dentro dos quais é comum haver um enxugamento da estrutura profissional e logística. Os compositores musicais são caso a se destacar nesse cenário, pois seu perfil contemporâneo difere-se bastante da figura tradicional, que costumava se tratar de um músico alinhado às práticas da música de concerto, com o trabalho voltado para a escrita na partitura e a ausência de relação direta com o aparato técnico de gravação e edição analógicas. [...]
ObservaçãoMestrado em dois volumes; no primeiro está o texto e no segundo entrevistas com compositores; estudo de caso com o filme Não por acaso.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



4 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: IWAMIZU, Rosana Stefanoni

Título: Foley no Brasil

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 27.11.2014

AutorIWAMIZU, Rosana Stefanoni
TítuloFoley no Brasil
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa27.11.2014
Descrição físicav.1; 128 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoEsse trabalho discute o foley brasileiro através da apresentação de aspectos técnicos, estéticos e históricos dessa atividade. A partir de entrevistas com profissionais da área e da experiência profissional da autora em foley, é traçado um panorama da atividade que compreende: os usos do foley na trilha sonora cinematográfica; técnicas de gravação; o desenvolvimento da atividade no país dos anos 1950 até hoje; e a observação dos estúdios e artistas de foley brasileiros mais proeminentes em atividade.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



5 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: NASCIMENTO, Fernanda Gomes do

Título: A voz e o estúdio: o uso audiovisual da dublagem e do diálogo pós-sincronizado no Brasil

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 08.12.2014

AutorNASCIMENTO, Fernanda Gomes do
TítuloA voz e o estúdio: o uso audiovisual da dublagem e do diálogo pós-sincronizado no Brasil
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa08.12.2014
Descrição físicav.1; 116 f.; Ilustrado com reproduções de filmes nacionais e estrangeiros.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoEsta dissertação propõe investigar o uso da Dublagem e do Diálogo Pós-Sincronizado no mercado brasileiro, além de traçar comparações de seu uso em outros países. O estudo se apoia em três aspectos: definição e ideologias de utilização, técnicas empregadas e panorama histórico de aplicação em produtos audiovisuais.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



6 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: NASCIMENTO, Anselmo Mancini do

Título: A experiência prática no diálogo entre a produção cinematográfica e a musical

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 18.11.2013

AutorNASCIMENTO, Anselmo Mancini do
TítuloA experiência prática no diálogo entre a produção cinematográfica e a musical
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa18.11.2013
Descrição físicav.1; 161 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoO objetivo deste trabalho é gerar uma reflexão sobre o diálogo entre o cineasta e o compositor musical, por meio de uma articulação que envolve pesquisa e produção. A pesquisa focaliza este tema por dois vieses: reconhecer qual é a estrutura de trabalho do mercado cinematográfico atual e como é a atuação dos profissionais desta área; e refletir sobre a formação oferecida nos cursos acadêmicos de Música e Cinema, com suas implicações e possíveis deficiências na comunicação entre os dois meios. Nesse campo, o estudo pretende oferecer subsídios para uma mudança de visão dessas escolas. Já a produção prática consiste em composições de trilhas musicais para trabalhos de alunos do Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, denominados cines, e, especialmente, para o curta-metragem Pé de pera, de Gustavo Fattori, também aluno do departamento. Esse curta foi selecionado pelo Edital Prêmio Estímulo de Curta-metragem e o processo de produção de sua trilha ofereceu material para a consolidação do processo investigativo desenvolvido nesta pesquisa. Com essas experiências e com a adquirida no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), foi possível detectar deficiências e vislumbrar possíveis soluções para os problemas que se apresentaram. Para complementar o estudo, foi realizada ainda uma pesquisa apoiada pela Bolsa Santander de Mobilidade Internacional dentro do King's College London, obtendo um modelo comparativo a partir de um outro cenário acadêmico e comercial.
ObservaçãoApêndices com entrevistas com Claudiney Rodrigues Carrasco, Fernando Iazzetta, Roberto Moreira e Samuel Ferrari.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



7 / 7
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: COSTA, Sandro Dalla

Título: Restauração sonora: um estudo sobre técnicas para restauração e experiências realizadas no cinema

Orientador: Eduardo Vicente

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 02.04.2013

AutorCOSTA, Sandro Dalla
TítuloRestauração sonora: um estudo sobre técnicas para restauração e experiências realizadas no cinema
OrientadorEduardo Vicente
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa02.04.2013
Descrição físicav.1; 98 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fonteteses.usp.br
ResumoEste trabalho tem como proposta discutir a restauração sonora de filmes no Brasil. Através de entrevistas realizadas com profissionais da área de som que já participaram de diversos projetos com este objetivo, da pesquisa de textos sobre o assunto e da experiência do seu autor nessa área, o texto busca oferecer um panorama acerca das questões técnicas e dos procedimentos de trabalho envolvidos nas etapas da restauração sonora, bem como um histórico de alguns dos trabalhos já realizados e das principais dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam nesse campo. Como resultado, o presente trabalho busca apresentar as diferentes filosofias de trabalho que tendem a ser assumidas para o processo de restauração sonora e como cada escolha pode afetar a originalidade e o conceito da obra. Assim, mais do que na discussão teórica sobre a restauração, o viés desse trabalho incide na relação entre técnica e postura conceitual do restaurador, bem como no modo como essa relação afeta o resultado da restauração descrito pelas experiências práticas destes profissionais.
ObservaçãoAnexo com a tabela descritiva das matrizes usadas na restauração dos filmes de JPA.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar

Conteúdo eletrônico



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3