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Autor: RECHI, Ângelo Otávio Garcia

Título: A film by Quentin Tarantino: a vingança histórica em Bastardos inglórios (2009)

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: Setor de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Mestrado

Data de defesa: 27.02.2018

AutorRECHI, Ângelo Otávio Garcia
TítuloA film by Quentin Tarantino: a vingança histórica em Bastardos inglórios (2009)
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa27.02.2018
Descrição físicav.1; 120 f.; ilustrado com 22 imagens e duas tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca SCH
Fonteufpr.br
ResumoBastardos Inglórios é um longa-metragem norte-americano de Quentin Tarantino, lançado em 2009. Basicamente, a história se passa no decorrer da Segunda Guerra Mundial com ênfase em dois núcleos: Shosanna, judia cujo os pais foram mortos por soldados nazistas; os bastardos, grupo de soldados norte-americanos que desembarcam na Alemanha para destruir nazistas. Apesar de distintos, ambos têm o objetivo de vingarem os atos cometidos contra os judeus pelos nazistas e, para isso, tramam e executam o assassinato de Adolf Hitler e do alto escalão do Terceiro Reich. A pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre uma vingança histórica, motivada por ações danosas no passado, abarcando as relações culturais e sociais do século XXI. O conceito de vingança é bastante discutido na atualidade. [...]
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Autor: SILVA, Samara Oliveira Marques da

Título: A escrita fílmica da história no documentário O Triunfo da vontade

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: Setor de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Mestrado

Data de defesa: 30.08.2018

AutorSILVA, Samara Oliveira Marques da
TítuloA escrita fílmica da história no documentário O Triunfo da vontade
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa30.08.2018
Descrição físicav.1; 260 f.; ilustrado com imagens do filme.
DisponibilidadeBiblioteca SCH
Fonteacervodigital.ufpr.br
ResumoO presente trabalho busca estudar possíveis caminhos metodológicos para o entendimento do discurso fílmico e da escrita fílmica da história. A pesquisa utiliza dos estudos da semiótica e do cinema, para que seja possível compreender como um filme comunica seu discurso. Para cumprir sua finalidade, o trabalho toma como objeto o documentário O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens, 1936, 1 DVD (124 min), 35 mm, p&b), de Leni Riefenstahl.[...]
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Autor: MUGINOSKI, Cássia Lorenza

Título: O impacto do cinema no processo de remodelação cultural da sociedade finlandesa no século XXI

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: Setor de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Mestrado

Data de defesa: 24.02.2014

AutorMUGINOSKI, Cássia Lorenza
TítuloO impacto do cinema no processo de remodelação cultural da sociedade finlandesa no século XXI
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa24.02.2014
Descrição físicav.1; 133 f.; ilustrado com 88 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFPR
Fonteacervodigital.ufpr.br
ResumoA presente pesquisa de Mestrado busca interpretar as relações entre Cultura e Poder na cinematografia finlandesa do século XXI, enfatizando o caso da obra Napapiirin Sankarit, de Dome Karukoski. Esta pesquisa contribui para os estudos de cinema em termos de acessibilidade a uma pesquisa científica sobre o Cinema Finlandês em língua portuguesa, trazendo o debate sobre aquela cinematografia fora da Europa e da Escandinávia. A pesquisa visa problematizar o diálogo sobre identidade cultural instigado pelo cinema e seu impacto na cultura cinematográfica finlandesa. Pontos como a forma do Cinema Finlandês Contemporâneo e as transformações da cultura finlandesa através do período histórico analisado nesta pesquisa, bem como a forma como essas transformações afetaram as representações cinematográficas finlandesas e seu público, compõem o foco desta pesquisa.
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Autor: CARRIJO, Daniel Dória Possollo

Título: Cinema e blues

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: Setor de Ciências Humanas Letras e Artes - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Mestrado

Data de defesa: 25.02.2014

AutorCARRIJO, Daniel Dória Possollo
TítuloCinema e blues
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa25.02.2014
Descrição físicav.1; 80 f.; ilustrado com 16 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFPR
Fonteacervodigital.ufpr.br
ResumoO presente trabalho visa compreender as dimensões que envolvem a análise fílmica da história pensando as formas pelas quais o conhecimento histórico pode ser expresso e construído através de mídias audiovisuais, com foco aqui no cinema. Para tal serão submetidas à análise os filmes "O brother, where art thou?" (2000) e "Honeydripper" (2007), observando assim as formas pelas quais a história do blues é representada cinematograficamente dando atenção especial para a relação entre as ideias de memória e autenticidade enquanto elementos centrais da pesquisa em questão. [...]
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Autor: MORAES, Ulisses Quadros de

Título: Políticas públicas para o audiovisual: as isenções fiscais e os limites entre o Estado e a iniciativa privada (1986-2010)

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Doutorado

Data de defesa: 08.02.2013

AutorMORAES, Ulisses Quadros de
TítuloPolíticas públicas para o audiovisual: as isenções fiscais e os limites entre o Estado e a iniciativa privada (1986-2010)
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
Abragência do estudo1986-2010
GrauDoutorado
Data de entrega2012
Data de defesa08.02.2013
Descrição físicav.1; 350 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPR
Fonteufpr.br
ResumoOs modelos de gestão cultural estão intimamente atrelados aos Estados Nacionais. Mesmo em contextos onde a iniciativa privada e as ações individuais são predominantes, estimuladas e valorizadas socialmente, a ação pública tem se mostrado presente em diferentes níveis, tendo como objetivos questões relacionadas à difusão global das produções culturais locais e ampliação de mercados consumidores, com reflexos diretos no fortalecimento interno das economias. Nesse contexto, a partir dos anos 1980 e 1990, vem se desenvolvendo um dispositivo característico de estímulo à participação da iniciativa privada através de isenções fiscais. Em países com diferentes características sociais e econômicas, a inserção de conglomerados empresariais na gestão de fundos destinados à cultura, tem se mostrado como alternativa à ampliação de recursos para o segmento. Na Europa Ocidental, América do Norte e América Latina, a instituição de mecanismos legais específicos para a consolidação desse modelo, a comparação de seu desenvolvimento entre o anos 1986 a 2010 com a experiência brasileira e a predominância de ações voltadas para o cinema e o audiovisual, são o foco de nossas atenções no presente estudo.
ObservaçãoAnexo com editais de Baixo Orçamento e DOCTV (p.343-350).
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Autor: KUCZYNSKI, Uliana

Título: A comida em cena: uma análise da relação entre história e cinema a partir de Estômago, o filme (2007)

Orientador: Dennison de Oliveira

Universidade: Universidade Federal do Paraná

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em História

Grau: Mestrado

Data de defesa: 16.02.2012

AutorKUCZYNSKI, Uliana
TítuloA comida em cena: uma análise da relação entre história e cinema a partir de Estômago, o filme (2007)
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa16.02.2012
Descrição físicav.1; 188 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPR
Fonteufpr.br
ResumoEstômago é um longa-metragem ítalo-brasileiro de Marcos Jorge, lançado em 2007. Ele narra, basicamente, a "ascensão social" de um retirante, devido ao seu talento como cozinheiro, sendo eleito enquanto fonte de análise por privilegiar a questão da comida na totalidade da obra. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o cinema e a comida - considerada uma categoria histórica, pois não se restringe ao valor nutricional, mas abarca relações sociais e de poder, culturas, símbolos. Tal categoria está também presente em uma série de outras obras fílmicas que, a partir, sobretudo, do final da década de oitenta, se prestam ao mesmo enfoque culinário, possibilitando a confecção de um gênero cinematográfico específico. Isso reitera o questionamento para perceber as principais características dos hábitos alimentares na sociedade em que o filme Estômago se insere. Por ter sido engendrado no contexto recente da indústria cinematográfica nacional, ele nos convida, ainda, a investigar as condições sociais de produção do filme. Entendendo, então, o cinema enquanto construção humana (um bem de consumo simbólico embebido no imaginário da conjuntura em que é gestado), compete demonstrar a relação entre o filme e a sociedade que o produz e consome, entre cinema e história.
ObservaçãoAnexo 1: Ficha técnica do filme; Anexo 2: Entrevista com a produtora Cláudia da Natividade; Anexo 3: Filmografia estrangeira sobre a temática da comida.
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