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Autor: ZOMIGNANI, Rosana Fúlvia

Título: As mulheres do filme As Horas: tessituras do âmbito feminino no processo de recepção

Orientador: Anna Maria Balogh

Universidade: Universidade Paulista

Instituição/Programa: Instituto de Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 2008

AutorZOMIGNANI, Rosana Fúlvia
TítuloAs mulheres do filme As Horas: tessituras do âmbito feminino no processo de recepção
OrientadorAnna Maria Balogh
UniversidadeUniversidade Paulista - Instituto de Ciências Humanas, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa2008
Descrição físicav.1; 246 f.
DisponibilidadeBiblioteca Unip
Resumo“As mulheres do filme ‘As Horas’ – tessituras do âmbito feminino no processo de recepção” é uma dissertação que visa demonstrar a influência decisiva da obra-prima “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf (1925), na adaptação do romance “As Horas”, de Michael Cunningham (1998), e no filme de Stephen Daldry que leva o mesmo nome, sendo esta obra cinematográfica o principal suporte metodológico na caracterização de três personagens femininas e sua projeção no processo receptivo do gênero. A problematização relaciona-se com o percurso da obra literária até chegar ao dispositivo fílmico no qual são representados os desejos e as angústias de três mulheres – uma real e as outras duas ficcionais. [...]
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Autor: IBARRA, Rita de Cássia

Título: Transformações transmediáticas da estética noir

Orientador: Anna Maria Balogh

Universidade: Universidade Paulista

Instituição/Programa: Instituto de Ciências Sociais e Comunicação - Programa de Pos-Graduação em Comunicação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 26.06.2012

AutorIBARRA, Rita de Cássia
TítuloTransformações transmediáticas da estética noir
OrientadorAnna Maria Balogh
UniversidadeUniversidade Paulista - Instituto de Ciências Sociais e Comunicação, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pos-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa26.06.2012
Descrição físicav.1; 110 f.; ilustrado com 33 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Unip
Fonterepositorio.unip.br
ResumoO objetivo desta dissertação é apresentar uma possibilidade de resposta ao seguinte questionamento sobre o film noir: “Por que os filmes pertencentes a essa estética transmutam-se em inúmeras outras obras, permanecendo jovens por tanto tempo?” Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre semiótica francesa, o que deu suporte para a análise das estruturas narrativas dos filmes. Também foram feitas pesquisas relativas ao film noir e a revisão de bibliografias sobre cinema; em especial, sobre as estéticas que influenciaram o tipo de filme estudado, como o expressionismo alemão e os personagens (detetives “durões” e mulheres fatais) da literatura policial. A análise dos filmes “Laura”, “Chinatown” e “Veneno” serviram de base para a descrição dos principais elementos do film noir. Enfim, a adaptação do esquema narrativo do Groupe d´Entrevernes aos elementos essenciais à narrativa noir nos permitiu desvendar os fatores de transnarratividade desta estética.
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Autor: MENDES, Eduardo Santos

Título: Trilha sonora nos curta-metragens de ficção realizados em São Paulo entre 1982 e 1992

Orientador: Anna Maria Balogh

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 25.04.1994

AutorMENDES, Eduardo Santos
TítuloTrilha sonora nos curta-metragens de ficção realizados em São Paulo entre 1982 e 1992
OrientadorAnna Maria Balogh
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Abragência do estudo1982-1992
GrauMestrado
Data de entrega1994
Data de defesa25.04.1994
Descrição físicav.1; 61 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
FilmografiaRelação de curtas-metragens produzidos no período (p.56-61).
Fontededalus.usp.br / capes.gov.br
ResumoEste trabalho tem por objetivo principal pesquisar a trilha sonora cinematográfica nos filmes de curta-metragem de ficção, realizados no Estado de São Paulo no período de 1982 a 1992, para estudar a função da narrativa sonora dentro dessa área da produção do cinema brasileiro, através da contraposição das visões de pesquisador e de realizador. A defasagem entre a evolução tecnológica dos métodos de gravação e reprodução do som cinematográfico e a evolução de sua linguagem é um fato mundialmente observado. No tocante ao cinema brasileiro, raros são os artigos que enfocam a trilha sonora cinematográfica. A maioria dos textos produzidos sobre o assunto aborda, basicamente, a questão da captação sonora durante o processo de filmagem, excluindo a análise da trilha sonora enquanto elemento criativo de uma obra e sua relação com o universo imagético dessa obra. O estudo de alguns filmes da cinematografia brasileira, utilizando novos parâmetros de análise das relações audio-visuais, faz-se, então, de grande interesse. A partir daí, pode-se resgatar o trabalho criativo dos autores das trilhas sonoras, demonstrando o vasto leque de possibilidades da combinação entre imagem e som. São também objetivos desta dissertação, a realização de um histórico da evolução tecnológica do som cinematográfico, especialmente no tocante ao Brasil, e a realização de um breve sumário de textos que apresentam novos parâmetros instrumentais para o estudo da trilha sonora cinematográfica.
ObservaçãoO nome do autor também aparece como Eduardo S. dos Santos Mendes.



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Autor: LEAL, Hermes Filho

Título: Roteiro no cinema brasileiro

Orientador: Anna Maria Balogh

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Mestrado

Data de defesa: 30.06.1993

AutorLEAL, Hermes Filho
TítuloRoteiro no cinema brasileiro
OrientadorAnna Maria Balogh
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
Abragência do estudo1981-1990
GrauMestrado
Data de entrega1993
Data de defesa30.06.1993
Descrição físicav.1; 142 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br / ibict.br / capes.gov.br
ResumoNosso trabalho de tese está dividido em três partes: teoria do roteiro, onde analisamos, sob o ponto de vista dos manuais, as técnicas do diálogo, a estrutura, a sequência e a construção do personagem. A segunda parte trata das teorias auxiliares, que corresponde ao estudo da narrativa e aos elementos do discurso, basicamente o tempo, onde aprofundamos o assunto, por último a análises de A dama do cine Shanghai e de Doida demais. Partimos de um conceito, que são os manuais aplicados nas universidades dos Estados Unidos e da Europa e chegamos a um conceito mais amplo, quando aplicamos no roteiro as contribuições narrativas e semióticas em geral. Nosso trabalho se detém com maior ênfase aos roteiros dos filmes produzidos nos anos 80.



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Autor: CASTRO, Pedro Jorge

Título: Uma poética do cinema: Tigipió - paixão, tabu e cinema

Orientador: Anna Maria Balogh

Universidade: Universidade de São Paulo

Grau: Doutorado

Data de defesa: 22.12.1986

AutorCASTRO, Pedro Jorge
TítuloUma poética do cinema: Tigipió - paixão, tabu e cinema
OrientadorAnna Maria Balogh
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega1986
Data de defesa22.12.1986
Descrição físicav.1; 276 f.; Ilustrado com fotos do filme Tigipió.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
NotasAnexo 1 com a reprodução do conto Tigipió
Anexo 2 com a planta urbana de Itaiçaba, Ceará.
ResumoEstudo do filme Tigipió, cuja origem está no conto homônimo de Herman Lima, e do processo de roteirização. Transcrição do roteiro (p.76-161). (JIMS)



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