logo

Termo(s) de pesquisa:
OR_Analice de Oliveira Martins []
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: FLORENTINO, Alexandro Chagas

Título: Morte e vida no cinema contemporâneo brasileiro: a objetivação do homem e o intelectual como cartógrafo do conhecimento

Orientador: Analice de Oliveira Martins

Universidade: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.07.2012

AutorFLORENTINO, Alexandro Chagas
TítuloMorte e vida no cinema contemporâneo brasileiro: a objetivação do homem e o intelectual como cartógrafo do conhecimento
OrientadorAnalice de Oliveira Martins
UniversidadeUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa01.07.2012
Descrição físicav.1; 81 f.
DisponibilidadeBiblioteca CCH
Fontecapes.gov.br / uenf.br
ResumoEsta dissertação busca, a partir da análise de aspectos estruturais e técnicos de alguns filmes brasileiros, realizados na primeira década dos anos 2000, cujos eixos temáticos são a favelização, a miséria e a violência, discutir as consequências da utilização de moldes de produção norte-americanos e do atrelamento ao "real" como ingredientes fundamentais para o desejado êxito de bilheteria. Pretende também debater a possibilidade de estes filmes configurarem uma mostra da discussão de Vilém Flusser sobre a "manipulação objetivante do homem" e (re)pensar a postura a ser adotada pelo intelectual na contemporaneidade como alternativa à questão enunciada pelo filósofo.



2 / 2
Selecionar
Imprimir
Clique para ver +

Autor: MOURA, Adriano Carlos

Título: A recepção do cinema intertextual e a formação do leitor

Orientador: Analice de Oliveira Martins

Universidade: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Instituição/Programa: - Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem

Grau: Mestrado

Data de defesa: 01.12.2010

AutorMOURA, Adriano Carlos
TítuloA recepção do cinema intertextual e a formação do leitor
OrientadorAnalice de Oliveira Martins
UniversidadeUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa01.12.2010
Descrição físicav.1; 105 f.
DisponibilidadeBiblioteca Ciências Humanas
Fontecapes.gov.br / pgcl.uenf.br
ResumoEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa que se voltou para o estudo das relações entre literatura e cinema e para as formas de recepção da narrativa fílmica intertextual. A realização dessa tarefa fez-se a partir de uma análise do intertexto presente nos filmes Matrix (1999), Shrek (2001) e Dom (2003), escolhidos como corpus básico, e do estudo bibliográfico de autores que teorizaram sobre o intertexto, o cinema e a estética da recepção. O objetivo do trabalho é colaborar com as discussões sobre a formação de um novo tipo de leitor: o que transita num mundo onde a intertextualidade se faz presente na maioria das produções artísticas. Inicialmente, foi apresentado um estudo do intertexto amparado no conceito de dialogismo preconizado pelo filósofo Mikhail Bakhtin e no de intertextualidade introduzido pela crítica francesa Julia Kristeva. Em seguida, apresentou-se uma análise dos signos que compõem as obras em questão e das significações que o espectador pode atribuir às referências literárias presentes nos roteiros, quando não dispõe de informações acerca da origem de tais referências, destacando o papel das instituições de ensino na formação do leitor.
ObservaçãoApêndices ABC-Modelos dos questionários sobre os filmes analisados (p.93-95).



página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
Pesquisar (apenas um termo por linha):
no campo:
 
1     
2   
3