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Autor: RIBEIRO, Caio Moretto

Título: A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar

Orientador: Ana Laura Godinho Lima

Universidade: Universidade de São Paulo

Instituição/Programa: Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grau: Mestrado

Data de defesa: 20.08.2018

AutorRIBEIRO, Caio Moretto
TítuloA criança incompreendida: análise de um roteiro familiar
OrientadorAna Laura Godinho Lima
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Faculdade de Educação, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa20.08.2018
Descrição físicav.1; 161 f.
DisponibilidadeBiblioteca FE
Fonteteses.usp.br
ResumoEm 1869, livro mais vendido na Inglaterra, 12 mil exemplares em quatro anos, foi Misunderstood (Incompreendido), de Florence Montgomery. Em 1966, o livro foi transformado no filme Quando o amor é cruel ,uma tradução bastante livre do título original: Incompreso, de Luigi Comencini. Em 2014,a diretora Asia Argento realizou uma releitura da obra em seu filme Incompresa (Incompreendida ). Três momentos distintos, três crianças incompreendidas. Utilizando essas obras como eixo condutor e ampliando a análise com a decisão controlada de observá-los ao lado de outros filmes que tematizam as relações entre pais e filhos e a criança incompreendida pelos pais -Mary Poppins ,A, Noviça Rebelde ,Billy Elliot ,Minha Vida em Cor-de-rosa ,A Família Bélier ,Moana ,O Grande Dia e Pequena Miss Sunshine - observamos: como se constrói o enunciado da criança como incompreendida em cada uma dessas produções, com quais outros enunciados se relaciona e de que maneira,qual é a forma de compreendê-las que se ensina aos adultos e que normas se constroem.Tomando os filmes e textos como discursos,utiliza-se do instrumental teórico desenvolvido por Michel Foucault para identificar um conjunto de normas produzidas discursivamente e dirigidas aos adultos sobre como compreender as crianças. Realiza-se, portanto, uma análise em três tempos sobre o governo à distância das crianças pelas normas produzidas por textos e filmes que têm como tema central a criança incompreendida, de modo a tornar pensáveis algumas relações entre família e educação.
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