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ID_TE20210310081438
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AutorVITORIANO, Helciclever Barros da Silva
Título"The rave": referências, traduções e intermedialidade
OrientadorAndré Luis Gomes
UniversidadeUniversidade de Brasília - Instituto de Letras, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Práticas Sociais
GrauDoutorado
Data de entrega2019
Data de defesa12.03.2019
Descrição físicav.1; 1.339 f.; ilustrado com 124 imagens e 220 fotogramas.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterepositorio.unb.br
Resumo[...] Os principais resultados desta pesquisa são: “O Corvo” foi constantemente reproduzido nos jornais norte-americanos, demonstrando o grande interesse da mídia do século XIX, o jornal impresso, por este texto. “O Corvo” também foi reproduzido inúmeras vezes em antologias, manuais didáticos e de retórica, aparecendo como um poema-ícone da formação literária americana a partir da segunda metade do século XIX. Além disso, “O Corvo” parece ser o poema moderno mais traduzido no mundo; um dos mais traduzidos para a música (em vários gêneros) e também transposto para o cinema (há 110 anos de relações dialógicas entre este poema de Poe e o cinema). As relações entre “O Corvo” e as demais artes tem ressonâncias no cinema produzido com base no citado poema. Há ainda convergências entre a estética de Poe e várias estéticas cinematográficas, bem como em relação aos respectivos atos de criação dessas artes, além de ter incontáveis diálogos com as artes visuais. O conjunto de dados da pesquisa e as análises realizadas evidenciam que “O Corvo” de Poe é um prisma excepcional para as artes e para as mídias. Assim, a poética edgariana provou ser bem-sucedida, do ponto de vista formal, estrutural e temático.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.unb.br/handle/10482/35222




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