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AutorMORAES, Bruna Rabello de
TítuloAdolescência: do impossível a escrever à escritura do impossível
OrientadorAmadeu de Oliveira Weinmann
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise
GrauMestrado
Data de entrega2019
Data de defesa10.05.2019
Descrição físicav.1;
Fontelume.ufrgs.br
ResumoPartindo de três filmes lançados no ano de 2016 (Grave, Demônio de neon e Mate-me por favor), este trabalho assume como proposta estabelecer um debate sobre o atual da adolescência. Verificamos que o conceito de adolescência possui diversas configurações ao longo da história. Não há um sentido atribuído de forma invariável: toda significação subsumida pelo conceito está condicionada à cultura que o produz. A partir dessa premissa, investigamos os motivos de encontrarmos em nossa época uma compulsão em tamponar com explicações teóricas qualquer estranhamento promovido pelos sujeitos alcunhados como adolescentes. Observamos que esses sujeitos existem como produtores de uma forma de inquietação que impele os membros de uma cultura num movimento de proliferar e sedimentar crenças. A fim de enfrentar esse problema, tomamos os relatos produzidos pela pesquisadora sobre as três películas supracitadas como a elaboração secundária de sonhos recorrentes.[...]
ObservaçãoArquivo eletrônico incompleto (24 páginas).
Acesso eletrônicoONLINE - https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202724




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