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ID_TE20201127071744
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AutorBRANDÃO, Ana Paula Daudt de Lima
TítuloA caligrafia do olhar de Karin Ainouz: possibilidades políticas de um cinema necessário
OrientadorRenato Cordeiro Gomes
UniversidadePontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Comunicação, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Social
GrauDoutorado
Data de entrega2019
Data de defesa12.04.2019
Descrição físicav.1; 206 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCRJ
FilmografiaFilmografia (p.205-6)
Fontemaxwell.vrac.puc-rio.br
ResumoEsta pesquisa procura analisar a filmografia do diretor Karim Aïnouz sob a perspectiva política. O cinema é uma arte que nasce na modernidade: fruto das inovações tecnológicas do século XIX, serviu às utopias das vanguardas, aos revolucionários contra a opressão, como um dos meios através dos quais se procurava levar o esclarecimento às massas. No Brasil, o Cinema Novo é o paradigma da luta pela emancipação nacional e cultural. No contexto atual, em que os grandes ideais da modernidade parecem ter esmaecido e se instaura um pensamento pós-utópico, a relação entre cinema e política é reconfigurada. A ausência de um objetivo comum e de soluções totalizantes por parte dos realizadores dá a impressão de uma luta pulverizada e com uma eficácia duvidosa. Assim, busca-se investigar em que medida o cineasta Karim Aïnouz tenta instigar os espectadores a mudar o estado das coisas (Rancière). [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45505@1




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