Autor | BRANDÃO, Ana Paula Daudt de Lima |
Título | A caligrafia do olhar de Karin Ainouz: possibilidades políticas de um cinema necessário |
Orientador | Renato Cordeiro Gomes |
Universidade | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Comunicação, Rio de Janeiro
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Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Grau | Doutorado |
Data de entrega | 2019 |
Data de defesa | 12.04.2019 |
Descrição física | v.1; 206 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central PUCRJ |
Filmografia | Filmografia (p.205-6) |
Fonte | maxwell.vrac.puc-rio.br |
Resumo | Esta pesquisa procura analisar a filmografia do diretor Karim Aïnouz sob a perspectiva política. O cinema é uma arte que nasce na modernidade: fruto das inovações tecnológicas do século XIX, serviu às utopias das vanguardas, aos revolucionários contra a opressão, como um dos meios através dos quais se procurava levar o esclarecimento às massas. No Brasil, o Cinema Novo é o paradigma da luta pela emancipação nacional e cultural. No contexto atual, em que os grandes ideais da modernidade parecem ter esmaecido e se instaura um pensamento pós-utópico, a relação entre cinema e política é reconfigurada. A ausência de um objetivo comum e de soluções totalizantes por parte dos realizadores dá a impressão de uma luta pulverizada e com uma eficácia duvidosa. Assim, busca-se investigar em que medida o cineasta Karim Aïnouz tenta instigar os espectadores a mudar o estado das coisas (Rancière). [...] |
Acesso eletrônico | ONLINE - https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45505@1
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