Resumo | [...] A partir da revisão bibliográfica sugerimos efeitos de baixa fidelidade que podem ser encontrados no cinema contemporâneo, tais quais: o uso maior do fora de campo e dos ruídos, a ausência de perspectiva através do som e a subversão da hierarquia de pistas. E, por fim, tentamos entender como estes efeitos podem contribuir para uma opacidade do dispositivo, assim como pensada por Xavier (2012). No trabalho, esta revisão teórica é pontuada pelos exemplos estéticos observáveis em quatro filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano que se utilizem das possibilidades conferidas por novas tecnologias de captação, edição e exibição de som para o cinema Será feita, então, uma análise em algumas cenas destes filmes cujo trabalho sonoro ajuda a exemplificar a aproximação que se quer fazer entre os conceitos de Schafer, os estudos de som e o campo do cinema. Os filmes analisados são: Avenida Brasília Formosa (2010, Gabriel Mascaro), O som ao redor (2013, Kleber Mendonça Filho), Ventos de Agosto (2014, Gabriel Mascaro) e Eles voltam (2014, Marcelo Lordello). [...] |