logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20201110065415
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorPORTO, Igor Araújo
TítuloA baixa fidelidade como opacidade no som de cinema: o exemplo do novo ciclo de Pernambuco
OrientadorMiriam de Souza Rossini
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2019
Data de defesa2019
Descrição físicav.1; 127 f.; ilustrado com 9 imagens e 3 quadros.
DisponibilidadeBiblioteca UFRGS
Fontelume.ufrgs.br
Resumo[...] A partir da revisão bibliográfica sugerimos efeitos de baixa fidelidade que podem ser encontrados no cinema contemporâneo, tais quais: o uso maior do fora de campo e dos ruídos, a ausência de perspectiva através do som e a subversão da hierarquia de pistas. E, por fim, tentamos entender como estes efeitos podem contribuir para uma opacidade do dispositivo, assim como pensada por Xavier (2012). No trabalho, esta revisão teórica é pontuada pelos exemplos estéticos observáveis em quatro filmes do chamado Novo Ciclo de Cinema Pernambucano que se utilizem das possibilidades conferidas por novas tecnologias de captação, edição e exibição de som para o cinema Será feita, então, uma análise em algumas cenas destes filmes cujo trabalho sonoro ajuda a exemplificar a aproximação que se quer fazer entre os conceitos de Schafer, os estudos de som e o campo do cinema. Os filmes analisados são: Avenida Brasília Formosa (2010, Gabriel Mascaro), O som ao redor (2013, Kleber Mendonça Filho), Ventos de Agosto (2014, Gabriel Mascaro) e Eles voltam (2014, Marcelo Lordello). [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189154




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)