Resumo | A tese pesquisa os modelos de produção do cinema ou audiovisual negro a partir da contribuição de um intelectual, Luiz Orlando da Silva, responsável por coordenar uma rede de cineclubes na década de 1980. A atuação na distribuição e na exibição o faz desenvolver uma curadoria na qual a formação do público é acompanhada por metodologias de mobilização e por leituras dos filmes em territórios negros. Ao longo do trabalho são abordadas a atuação da sociedade civil e as políticas de Estado quanto ao cinema nacional, independente e regional e suas relações com o cinema negro. O pesquisador imerge no corpus teórico-metodológico que cruza duas dialéticas de reconhecimento: a dupla-consciência de W.E.B Du Bois, que realça o aspecto normativo nas instituições; e o desde dentro, desde fora, da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB), liderada por Mestre Didi e seguido por Muniz Sodré, que evidencia o território, a ancestralidade e as disputas no âmbito do sentido. A revisão histórica tem como base a presença do espectador negro em Salvador desde o fim do século XIX. [...] |