logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20201029075134
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCARIBÉ, Pedro Andrade
TítuloCinema de terreiro: o audiovisual negro de Luiz Orlando nos cineclubes em Salvador
OrientadorElen Cristina Geraldes
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauDoutorado
Data de entrega2019
Data de defesa22.03.2019
Descrição físicav.1; 254 f.; ilustrado com 21 imagens e cinco mapas.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonterepositorio.unb.br
ResumoA tese pesquisa os modelos de produção do cinema ou audiovisual negro a partir da contribuição de um intelectual, Luiz Orlando da Silva, responsável por coordenar uma rede de cineclubes na década de 1980. A atuação na distribuição e na exibição o faz desenvolver uma curadoria na qual a formação do público é acompanhada por metodologias de mobilização e por leituras dos filmes em territórios negros. Ao longo do trabalho são abordadas a atuação da sociedade civil e as políticas de Estado quanto ao cinema nacional, independente e regional e suas relações com o cinema negro. O pesquisador imerge no corpus teórico-metodológico que cruza duas dialéticas de reconhecimento: a dupla-consciência de W.E.B Du Bois, que realça o aspecto normativo nas instituições; e o desde dentro, desde fora, da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil (SECNEB), liderada por Mestre Didi e seguido por Muniz Sodré, que evidencia o território, a ancestralidade e as disputas no âmbito do sentido. A revisão histórica tem como base a presença do espectador negro em Salvador desde o fim do século XIX. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.unb.br/handle/10482/37276




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)