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AutorBULCÃO, Armando
TítuloA linguagem da imagem em movimento: subsídios para o estudo das narrativas audiovisuais
OrientadorLuiz Humberto Miranda Martins Pereira
UniversidadeUniversidade de Brasília, Brasília, 1997
Instituição/ProgramaFaculdade de Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega1997
Data de defesa01.03.1997
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fontebce.unb.br / capes.gov.br
ResumoProcura elaborar conceitos e modelos de análise para a narrativa audiovisual através de imagens em movimento, ainda hoje produzidos pelos "mecanismos" da câmara escura, estudados na Renascença e aplicados na representação da perspectiva, no espaço bidimensional do quadro, retornando a estas origens e concepções comuns ao plano pictórico e ao plano cinematográfico. Na investigação detém-se sobre o paradoxo da aparência, para tentar compreender o modo como a grafia da luz sobre o quadro expressa, articula e interpela o olhar subjetivo, comum a produtores e espectadores. Examina os elementos que compõem a narrativa visual, produto e processo de escolhas e decisões (físicas e ao mesmo tempo significativas) impressas no quadro em movimento. Como elementos de narrativa visual, examina a "ação", e a "decupagem visual" e a "trilha sonora". Para esboçar um modelo de análise da narrativa, decompõe-se o movimento, analisando o quadro estático, no qual se sublinha os aspectos de perspectiva, na procura de encontrar o lugar da câmara e ressaltar a importância deste lugar na narrativa - feita de ações e câmaras, luzes e sombras, momentos visíveis e invisíveis. Com o auxílio de programas gráficos de computador (486DX100 - videoblaster) propõe-se um modelo para estudo da narrativa visual através da descontrução do movimento do quadro, sublinhando-se a sincronia com o movimento do som. O Modelo é aplicado na análise de três mensagens (publicidade, telenovela, reportagem), coletadas na programação de televisões comerciais, selecionadas segundo a diversidade que representam quanto à estratégia narrativa e modo de produção.
ObservaçãoTambém aparece com 92 p.




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