logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20201016035641
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorALENCAR E TÁVORA, Adérito Schneider
TítuloA dama do cine Shangai: um filme noir no limbo da história do cinema brasileiro
OrientadorCristiano Alencar Arrais
UniversidadeUniversidade Federal de Goiás - Faculdade de História, Goiânia
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauDoutorado
Data de entrega2019
Data de defesa08.07.2019
Descrição físicav.1; 359 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFG
Fonterepositorio.bc.ufg.br
ResumoA dama do Cine Shangai: um filme ‘noir’ no limbo da história do cinema brasileiro é um trabalho de história do cinema brasileiro que se dedica ao filme A dama do Cine Shangai, do cineasta paulista Guilherme de Almeida Prado, produzido nos anos 1980. A película é uma obra de gênero (noir) e também uma obra pós-moderna ou maneirista. Entretanto, apesar de relativo sucesso e qualidade estética reconhecida, o filme é relegado a um segundo escalão da historiografia do cinema nacional. Assim, a proposta deste trabalho é entender quais os principais motivos que colocam essa obra em um segundo plano do cinema brasileiro. A hipótese central é de que a pesquisa e a crítica de cinema no Brasil tendem a canonizar obras que colocam em foco questões políticas ou sociológicas. Dessa forma, há uma predileção pelo Cinema Novo e pelo Cinema Marginal, assim como por obras da Retomada que de alguma forma dialogam com esses movimentos anteriores. Portanto, nesta pesquisa, realizo uma análise vertical do filme, mas também busco um entendimento do contexto de produção e lançamento da obra, assim como de um panorama geral da história do cinema brasileiro.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9829




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)