Autor | CÉSPEDES, Carmenrosa Vargas |
Título | A linguagem da luz: Naturalismo e Expressionismo na fotografia cinematográfica |
Orientador | Henrique Auton |
Universidade | Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2004 |
Data de defesa | 2004 |
Descrição física | v.1; 232 f. |
Disponibilidade | Biblioteca ECO |
Fonte | objdig.ufrj.br |
Resumo | Esta pesquisa versa sobre as formas de representação da imagem definidas pelo naturalismo e pelo expressionismo, a partir do manejo significante da iluminação. Para tanto aborda-se o conceito de estética para se adotar o método fenomenológico de interpretação das percepções como forma de entender a fotografia cinematográfica. Parte-se então para a analise da obra de dois diretores de fotografia cinematográfica contemporâneos: Nestor Almendros e Vittorio Storaro. Através dela busca-se a resposta de três questões do cinema a partir de seu dilema essencial entre ser um meio de comunicação de massa e uma forma de expressão artística: como transmitir através das imagens da câmera a experiência de uma visão de mundo? Como manter a experiência estética da imagem em meio ao barroco tecnológico? Como converter a luminosidade fotográfica em uma representação capaz de fazer alguém acreditar no mundo em que vive? Entender estas questões foi o objetivo desta dissertação. |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://objdig.ufrj.br/30/teses/691705.pdf
|