logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20201014070851
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCÉSPEDES, Carmenrosa Vargas
TítuloA linguagem da luz: Naturalismo e Expressionismo na fotografia cinematográfica
OrientadorHenrique Auton
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa2004
Descrição físicav.1; 232 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fonteobjdig.ufrj.br
ResumoEsta pesquisa versa sobre as formas de representação da imagem definidas pelo naturalismo e pelo expressionismo, a partir do manejo significante da iluminação. Para tanto aborda-se o conceito de estética para se adotar o método fenomenológico de interpretação das percepções como forma de entender a fotografia cinematográfica. Parte-se então para a analise da obra de dois diretores de fotografia cinematográfica contemporâneos: Nestor Almendros e Vittorio Storaro. Através dela busca-se a resposta de três questões do cinema a partir de seu dilema essencial entre ser um meio de comunicação de massa e uma forma de expressão artística: como transmitir através das imagens da câmera a experiência de uma visão de mundo? Como manter a experiência estética da imagem em meio ao barroco tecnológico? Como converter a luminosidade fotográfica em uma representação capaz de fazer alguém acreditar no mundo em que vive? Entender estas questões foi o objetivo desta dissertação.
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/30/teses/691705.pdf




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)