Autor | SANTOS, Daniel Filipe de Souza |
Título | A representação do cinema clássico e do imaginário colonial em Tabu, de Miguel Gomes |
Orientador | Sylvia Beatriz Bezerra Furtado |
Universidade | Universidade Federal do Ceará - Instituto de Cultura e Arte, Fortaleza
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2019 |
Data de defesa | 2019 |
Descrição física | v.1; 165 f.; ilustrado com 53 imagens. |
Disponibilidade | Biblioteca UFC |
Fonte | repositorio.ufc.br |
Resumo | A presente pesquisa analisa o filme Tabu (2012), do realizador português Miguel Gomes e as suas aproximações com o imaginário colonial difundido pelo cinema clássico. O filme apresenta três segmentos com estéticas e narrativas distintas: um prólogo que conta a história de um explorador em meio à savana africana do século XIX, o cotidiano solitário de três mulheres na Lisboa contemporânea que lida com os resultados da colonização, e o retorno ao passado de uma delas, através da memória de uma história de amor proibido na África colonial. Realizaremos uma análise fílmica que investigará como Tabu se liga aos elementos do cinema clássico (imagem em preto e branco, janela 4:3, referências melodramáticas e um segmento parcialmente mudo) e ao mesmo tempo questiona essa imagem (confluência de temporalidades, ironias com o melodrama e um o desenho sonoro fragmentado).[...] |
Acesso eletrônico | ONLINE - http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40447
|