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AutorOLIVEIRA, Emanuelle Beserra de
TítuloA desartificação da arte em Theodor Adorno: seria possível o cinema com capacidade formativa?
OrientadorMaria Terezinha de Castro Callado
UniversidadeUniversidade Estadual do Ceará - Centro de Humanidades, Fortaleza
Instituição/ProgramaMestrado Acadêmico em Filosofia
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa27.04.2015
Descrição físicav.1; 107 f.
Fontesiduece.uece.br
ResumoEm torno do fenômeno Entkustung da arte de Theodor Wiesengrund Adorno orbitam conceitos como indústria cultural, falsa mímesis, mundo administrado e semiformação. Dentro desse fenômeno o cinema deixa de se apresentar como arte e torna-se um produto de entretenimento de suma importância na indústria cultural que se utiliza de seu potencial para efetivar seus efeitos negativos de alienação, semiformação e indução a barbárie identificados, em seu exemplo máximo, no cinema Hollywoodiano, por outro lado a crítica de Adorno é despertada para um novo olhar acerca da sétima arte que está registrado em “Notas sobre o filme” e “Composições para filmes”. A possibilidade de um cinema com características emancipatórias, já embrionária, nesses textos, carrega uma influência de Alexander Kluge, um dos principais líderes do movimento de Oberhausen. Com base na Dialética Negativa (1966) que trabalha a não-identidade, essa possibilidade em Adorno de conduzir um ensaio sobre o filme com fins emancipatórios encontra uma saída no Antifilme.
Acesso eletrônicoONLINE - https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84632




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