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AutorFONSECA, Eduardo Dias
TítuloA construção da narração do nacional no cinema brasileiro e argentino (1995-2002)
OrientadorEvandro José Lemos da Cunha
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
Abragência do estudo1995-2002
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa25.02.2019
Descrição físicav.1; 261 f.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonterepositorio.ufmg.br
ResumoA partir das relações existentes entre o cinema, entendido como uma arte que se relaciona com a comunicação de massa, e a sociedade, a proposta desta tese é averiguar as interseções entre filmes de ficção e a narração da nação. Há dois recortes primordiais para se pensar a construção da narração da nação. O primeiro é territorial e o segundo temporal. O foco é na cinematografia brasileira e argentina no período de 1995 a 2002. Durante os anos de 1990, os dois territórios foram atravessados por uma série de linhas políticas e econômicas que reconfiguraram o fazer cinematográfico tanto nas narrativas e estéticas fílmicas como nas formas institucionais de fomento. Com este ambiente estabelecido, fez-se a pergunta: quais foram as formas de narrar a nação que emergiram de um grupo de filmes do recorte proposto? Iniciando com o debate em torno a uma diversidade de conceitos para circunscrever os parâmetros das narrações da nação, tais como identidade, representação, povo, nação e cultura nacional, esta pesquisa se debruça sobre relações entre o cinema, visto como sintoma para identificar as marcas dos discursos do nacional, e a construção da narração da nação. [...]
ObservaçãoCinco anexos (p.229-261).
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LOMC-BDRJ2F




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Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
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