logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200904080905
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorOLIVEIRA, Leandro Silva de
TítuloCinema de favela: o real da ficção, a estética do político
OrientadorCibele Saliba Rizek
UniversidadeUniversidade Federal de São Carlos - Departamento de Sociologia, São Carlos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Sociologia
GrauDoutorado
Data de entrega2018
Data de defesa04.07.2018
Descrição físicav.1; 315 f.; ilustrado com imagens dos filmes analisados.
DisponibilidadeBiblioteca Comunitária Ufscar
Fonterepositorio.ufscar.br
ResumoO cinema brasileiro contemporâneo, particularmente aquele empenhado numa revisita à periferia, finda por atualizar alguns aspectos do trânsito entre o filme e o contexto social, entre estética e política, tema e forma, entre ficção e realidade. E, ao fazê-lo, sobreleva um já longo diálogo de fundo que tem na sociologia e na antropologia interlocutores privilegiados. Isto posto, três ordens de problemas servem de horizonte para a fabulação teórico-analítica que desenvolvo. O primeiro é o problema da ficção como espaço de conformação para certas ambiguidades fenomenológicas e as articulações que daí se depreendem, i. e., como certas exterioridades são internalizadas, no filme, num embaçamento entre o ficcional e o não ficcional, o discursivo e a empiria. Por outro lado, investigo de que maneira a tradição e expedientes das Ciências Sociais (em diálogo com a estética documentário) são mobilizados como modelos epistemológicos e referentes de acesso privilegiado ao real. O terceiro é o problema do próprio real como matéria prima da qual se servem os discursos, do real como valor, e que se comunicam com uma vocação dissertativa do filme, da diegese como corpus e da narrativa como thésis.[...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11561




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)