logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200714080112
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorROCHA, Adriano Medeiros da
TítuloA constituição do herói no cinema brasileiro moderno
OrientadorAna Lúcia Menezes de Andrade
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horioznte
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauDoutorado
Data de entrega2015
Data de defesa25.09.2015
Descrição físicav.1; 341 f.; ilustrado com 38 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonterepositorio.ufmg.br
ResumoEsta investigação busca evidenciar que elementos simbólicos estão sendo utilizados para a constituição do mito do herói no cinema brasileiro contemporâneo e de que maneira tais elementos estão sendo orquestrados. Para isso, foi necessária a delimitação do conceito de herói e identificação de seus propósitos dramáticos principais. A aproximação deste objeto com o cinema brasileiro se deu a partir da percepção de alguns aspectos fundamentais da identidade cultural deste país e seu povo. Em relação à delimitação temporal, optou-se por trabalhar com um recorte iniciado a partir do período de Retomada do Cinema Brasileiro, na década de 1990, prosseguindo até os dias atuais. Estabelecendo o mesmo recorte, buscou-se também evidenciar o referido período e as principais características das produções cinematográficas produzidas. Continuando este caminho, também foram propostos estudos de caso, selecionando-se três filmes brasileiros de longa-metragem (Lamarca 1994; Central do Brasil 1998; e Tropa de Elite 2 - 2010) para o desenvolvimento de aprofundadas análises fílmicas que tiveram como base um olhar minucioso sobre as estruturas e estratégias narrativas utilizadas e o perfil construtor dos heróis protagonistas.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/EBAC-A4RMT7




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)