logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200531035643
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMEDEIROS, João Paulo Lucena de
TítuloA linguagem audiovisual como metodologia de ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos
OrientadorJeane Medeiros Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ensino Superior de Seridó, Caicó
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Geografia
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa31.07.2017
Descrição físicav.1; 150 f.; ilustrado com 24 imagens e três quadros.
DisponibilidadeBiblioteca UFRN
Fonterepositorio.ufrn.br
ResumoA linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24910




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)