logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200515083610
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBAMONTE, Duvaldo
TítuloArranjos e desarranjos entre filme, espectador e história na filmografia de Pier Paolo Pasolini
OrientadorIsmail Norberto Xavier
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauMestrado
Data de entrega1996
Data de defesa1996
Descrição físicav.1; 208 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontededalus.usp.br
ResumoA dissertação procura traçar alguns dos redirecionamentos articulados na filmografia de Pier Paolo Pasolini frente ao cinema do início dos anos 60, principalmente em relação ao recorte cinema de autor. Dois deste desvios, por assim dizer, interessaram mais de perto (nos dois filmes analisados, o La ricotta e o La rabbia, ambos, de 1963): o primeiro sobre a desmobilização da autoria enquanto corpo semântico, no confronto entre o universo de autor e o mandato do autor, na dimensão da organicidade definida por Gramsci, e, segundo, que recorre ao arquivo de imagens de cinejornais para estabelecer o papel de intermediação exercício pelo cinema na organização/desorganização das referências da memória/história contemporânea




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)