logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200422084100
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFRANÇA JÚNIOR, Edevard Pinto
TítuloA Bahia de Agnaldo "Siri" Azevedo entre sujeitos, linguagens e temporalidades: representações da cidade de Salvador no documentário O Capeta Carybé (1950-1997)
OrientadorAlexandre Pianelli Godoy
UniversidadeUniversidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
Abragência do estudo1950-1997
GrauMestrado
Data de entrega2017
Data de defesa22.02.2018
Descrição físicav.1; 222 f.; ilustrado com 47 imagens e seis tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Unifesp
Fonterepositorio.unifesp.br
ResumoEste trabalho estuda as representações da cidade de Salvador e de seus habitantes presentes no documentário O Capeta Carybé. Produzido entre 1995 e 1996, e lançado no mercado exibidor no ano de 1997, com roteiro adaptado do livro homônimo de Jorge Amado e dirigido pelo cineasta Agnaldo Siri Azevedo, narra a relação entre o artista plástico Hector Júlio Paride Bernabó, mais conhecido como Carybé, com a cidade de Salvador. Tanto o livro de Jorge Amado quanto as obras plásticas de Carybé não podem ser dissociados da análise do documentário, pois devem ser vistos concomitantemente como linguagens que são retraduzidas para a narrativa fílmica, mas principalmente como representações escrita e artística desses sujeitos históricos e suas temporalidades que foram deslocados ou retraduzidos historicamente para constituir uma visão da cidade de Salvador e de seus habitantes manejados pela lente do cineasta a partir do seu tempo presente. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49801




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)