logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200416041312
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorARAGÃO, Gabriel Adams Castelo Branco de
TítuloA produção de Pedro Almodóvar na movida madrilena: da literatura ao cinema
OrientadorAntonio Corbacho Quintela
UniversidadeUniversidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras, Goiânia
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa30.12.2013
Descrição físicav.1; 105 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFG
Fonterepositorio.bc.ufg.br
Resumo[...] discursos da Movida Madrileña, que, para autores como Hidalgo (2009), Strauss (2008), Cañizal (1996) e Vidal (1988), foi um movimento de contracultura surgido na Espanha, sobretudo em Madri, ao final da década de 1970 e início dos anos 1980, com o intuito de ressignificar a produção cultural, de modo geral, no país. Nesse cenário, em que novas linguagens e outros temas passaram a ter maior espaço devido ao fim da ditadura do general Francisco Franco, Almodóvar recebeu destaque enquanto agente da Movida, principalmente no cinema. Para compreender o movimento contracultural em questão, nos basearemos em conceituações de Pierre Bourdieu (1967) e de Itamar Even-Zohar (2013), que nos permitem reconstruir o campo da cultura e entender o polissistema da Espanha à época da Movida. Ao fazer uma arqueologia de discursos da Movida, entendida como um parassistema, esta pesquisa pretende confirmar ou rechaçar a hipótese de que Almodóvar optou pela carreira cinematográfica por ser essa a escolha certa para se projetar com sucesso como cineasta desse movimento. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3708




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)