logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200327032559
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorAMARAL, Fabiana Pereira do
TítuloA dança como signo na construção do mito de Salomé: um olhar comparativo sobre os textos de Mc (6:17-29), Mt (14: 3-12) e o filme Salomé (1923)
OrientadorAndré Leonardo Chevitarese
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História Comparada
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa09.04.2013
Descrição físicav.1; 89 f.
Fonteobjdig.ufrj.br
ResumoNossa dissertação propôs um estudo acerca da construção histórica da personagem Salomé, e a diferença de discurso entre as narrativas de sua vida feitas no século I e no século XIX. Para isso, utilizamo-nos do aporte metodológico da História Comparada segundo a visão de Marcel Detienne, além dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e da História Cultural. Foi possível identificar, na documentação estudada em ambos os recortes temporais, uma maior preocupação em fazer encarnar ideologias do que propriamente uma tentativa de investigação histórica. Salomé passa de personagem secundário, nos textos do I século, a protagonista nas criações do século XIX, em muito graças ao imaginário cultural que fixou, em um período de longuíssima duração, padrões morais e de comportamento esperados das mulheres – padrões esses que exerciam pesado controle principalmente sobre o corpo feminino. Daí a dança ser um importante elemento para, na visão moderna, transformar a jovem filha de Herodias em algoz do profeta João Batista em lugar de sua mãe.
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/34/teses/796843.pdf




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)