logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200303032334
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRAMALHO, Andréia
TítuloA distribuição do filme brasileiro em salas de cinema
OrientadorLeda Tenório da Mota
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Abragência do estudo2002-2014
GrauMestrado
Data de entrega2016
Data de defesa27.06.2016
Descrição físicav.1; 179 f.; Ilustrado com 18 tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca PUCSP
Fontepucsp.br
ResumoEsta pesquisa é uma análise das estratégias de exibição pública de filmes nacionais lançados no mercado cinematográfico após a criação da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) no período de 2002 até 2014. Objetiva-se estudar as perspectivas de comercialização do filme brasileiro com o surgimento de novas tecnologias, assinalando o panorama do cinema brasileiro sob os aspectos políticos e econômicos e avaliar as medidas de fomento, regulação e incentivos para a distribuição. O corpus da pesquisa é constituído de dois modelos de negócios de lançamentos de filmes de longa-metragem concernentes a dois filmes dirigidos por José Padilha: Tropa de Elite (2007), distribuído pela Universal Pictures do Brasil e Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro (2010) comercializado de forma independente pela produtora do filme, a Zazen. Este estudo valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, envolvendo: leitura de obras, busca de dados no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), no portal Filme B, em revistas especializadas e entrevistas com os distribuidores desses dois filmes. Teoricamente mobiliza aportes de Paulo Emilio Salles Gomes, Ismail Xavier e Arthur Autran, entre outros estudiosos do cinema brasileiro e sua especificidade, destacando-se a questão da distribuição como elo fundamental entre a produção e exibição cinematográfica.
ObservaçãoAnexo 1-Bilheterias 2002-14 (p.178); Anexo 2: Dados gerais do mercado (p.179).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)