logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200302034243
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARBEDO, Mariana Gonçalves
TítuloA arte de Carlos Diegues no projeto nacional-popular do Cinema Novo (1962-1969)
OrientadorAntonio Rago Filho
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História Social
Abragência do estudo1962-1969
GrauDoutorado
Data de entrega2016
Data de defesa05.08.2016
Descrição físicav.1; 279 f.; Ilustrado com cartazes da filmografia de Diegues.
DisponibilidadeBiblioteca PUCSP
Fontepucsp.br
Resumo"O objetivo deste trabalho é a análise da produção cinematográfica de Carlos Diegues no seio do CPC (Centro Popular de Cultura) e do Cinema Novo, que compreende os filmes Escola de Samba, Alegria de Viver (1962), Ganga Zumba (1963), A Grande Cidade (1966) e Os Herdeiros (1969). O debruçar sobre estas obras possibilita explorar a tipificação de personagens históricos e de dramas humanos que desvelam a problemática social brasileira em tempos de modernização conservadora. Visa-se, também, captar a específica contribuição deste diretor nos debates políticos e culturais no interior destes movimentos, que foram pautados na relação estreita entre artistas e povo ? tomada como condição fundamental para a transformação social. Assim, reconstitui-se a atmosfera desse período, arraigada pelos anseios do projeto nacional-popular, como efetiva resistência, no âmbito cultural, à política econômica e social empreendida pelas classes dominantes nos anos precedentes à dominação autocrática bonapartista (1964), assim como nos primeiros anos deste governo. Para atingir tais propósitos, adotou-se a posição ontológica da crítica histórico-imanente como a adequada para trazer à superfície a essencialidade do objeto investigado. Atentou-se à reflexão sobre o universo de criação dos filmes e à trajetória de vida e artística deste diretor-autor, bem como à compreensão do chão social que o inspirava e no qual ele buscava intervir, como importante meio de refletir e avaliar criticamente a realidade brasileira no período demarcado."
ObservaçãoAnexo com os cartazes (p.263-79).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)