Resumo | Este trabalho objetiva a compreensão histórico-social da obra fílmica Bye bye Brasil, de Carlos Diegues, produzida em 1979, a partir do eixo da modernização, em suas particularidades históricas, a saber: uma específica modernização que excluía a maioria da população dos processos de acumulação. Assim, a obra trata de um período no qual a sociedade passou por modificações na produção da vida as quais acarretaram alterações nas relações sociais, fato que dá margem a discussões essenciais que levam à compreensão dos caminhos percorridos pela história brasileira. A investigação da obra contou com a propositura analítica da análise imanente. Procurou-se captar a historicidade do filme a partir da compreensão do seu interior, de modo que foram tratadas as temáticas que convergiam com nosso objeto (a expressão da modernização), tais como a representação da miséria brasileira, a migração, a integração nacional via meios de comunicação e o enaltecimento exacerbado da cultura estrangeira. Esta análise foi balizada pela compreensão da determinação e função social da obra. Desse modo, procurou-se refletir sobre o universo de criação do filme, a trajetória de vida e artística de Carlos Diegues seu autor , o processo de produção de Bye bye Brasil, do modo como ele foi visto, assim como de sua inserção nos debates político-culturais que compunham o ambiente no qual a obra foi produzida. [...] |