logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200229034350
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSANTOS FILHO, José Jacinto dos
TítuloA formação do formador de leitores do texto literário numa relação com a pintura, a fotografia e o cinema
OrientadorLívia Suassuna
UniversidadeUniversidade Federal de Pernambuco, Recife
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauDoutorado
Data de entrega2015
Data de defesa20.01.2016
Descrição físicav.1; 272 f.; Ilustrado com 9 imagens diversas.
DisponibilidadeBiblioteca UFPE
Fonterepositorio.ufpe.br
ResumoEsta tese tem como ponto central de discussão a formação do professor de língua portuguesa enquanto formador de leitor dos textos literário, pictórico, fotográfico e fílmico, tendo em vista as relações intersemióticas entre eles. Sabemos que cada vez mais são exigidos do professor conhecimentos específicos que o façam ler e também ensinar a leitura do texto literário, relacionando-o com os demais textos que fazem parte dos contextos diversos socioculturais. Esta tese trata do tema em pauta, porque há uma gama muito grande de produções textuais que são resultantes das traduções ou adaptações intersemióticas e entendemos que muitos docentes não estejam preparados para uma leitura que considere esses aspectos intersemióticos implicados nos textos. Assim, este trabalho foi construído a partir de um curso de formação específica para professores de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco. Para realizar este estudo, traçamos o seguinte objetivo: investigar as contribuições que um curso de formação específica pode trazer para professores de língua portuguesa para estabelecer relações intersemióticas entre os textos em questão na nossa tese e quais seriam os possíveis impactos dessa formação em suas concepções de leitura e práticas docentes. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)