logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200222034624
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorPIMENTEL, Juliano Rodrigues
TítuloAspectos técnicos e simbólicos do espaço fílmico nas adaptações do conto Pela passagem de uma grande dor de Caio Fernando Abreu
OrientadorMiriam de Souza Rossini
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa01.02.2015
Descrição físicav.1; 163 f.; Ilustrado com 40 imagens e 1 tabela.
DisponibilidadeBiblioteca UFRS
Fontelume.ufrgs.br
ResumoEste estudo tem como tema o espaço fílmico. Com ele propõe-se compreender como o espaço fílmico organiza esteticamente algumas noções de intimidade através das ocorrências dos espaços simbólicos de reclusão propostos por Bachelard: a casa, o ninho e o canto. Para tanto, a pesquisa desdobra-se em dois eixos teóricos: o espaço como uma construção técnica e o espaço como uma construção simbólica. Através disso, na primeira parte, observa-se como a estética e técnica fílmicas abordam a construção imagética do espaço, do surgimento da câmera fílmica até hoje. Junto disso, explora-se como o espaço abriga a narrativa do cinema ficcional e como se organiza o ponto de vista que enuncia este espaço. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de simbólico a partir de Barthes (1990); e os conceitos de espaços simbólicos de reclusão e intimidade a partir de A poética do espaço de Gaston Bachelard (2012), e em que medida eles são articulados por elementos simbólicos nas imagens representantes dos espaços. Esta possibilidade teórica resulta em um instrumento de análise que ajuda a mapear esse tipo de ocorrência nas imagens fílmicas. O resultado da discussão teórica é testado e analisado em um movimento de análise fílmica. Foram considerados quatro curtas-metragens baseados/adaptados do conto Pela passagem de uma grande dor, de Caio Fernando Abreu, por se pautarem esteticamente, assim como a Poética do espaço, por uma temática da intimidade. [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)