Autor | SILVA, Maria Romênia da |
Título | A linguagem audiovisual do cinema como elemento integrador da arte e ciência na formação cultural dos professores de ciências e matemática |
Orientador | 16 anexos (p.195-273). |
Universidade | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Natal
|
Instituição/Programa | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2015 |
Data de defesa | 31.07.2015 |
Descrição física | v.1; 273 f.; Ilustrado com 22 imagens de filmes e documentos, 3 quadros, 15 tabelas e 36 gráficos. |
Disponibilidade | Biblioteca UFRN |
Fonte | repositorio.ufrn.br |
Resumo | Este trabalho constitui-se de um estudo sobre a importância do Cinema para a formação cultural e profissional dos professores de Ciências Naturais e Matemática. O potencial educativo do Cinema é ressaltado por diferentes autores, que revelam, também, a lacuna de formação dos professores nesse meio (mídia). Neste estudo, defendemos a linguagem audiovisual do Cinema como elemento integrador da Arte e Ciência na formação cultural e profissional do professor. [...] Especificamente, na formação dos professores de Ciências e Matemática, pela aproximação do Cinema em sua formação, vislumbra-se a possibilidade de minimizar a dicotomia entre a formação humanística e científica, já bastante discutida por alguns estudiosos. Os produtos educacionais gerados buscaram contribuir para uma efetiva vivencia e reflexão em torno do papel cultural e educacional do Cinema. Considerando o Cinema como uma possível ‘ponte’ entre as duas culturas (cultural científica e a cultura humanística) e visando promover a apropriação da linguagem audiovisual na formação dos professores, realizamos a I Mostra - Primavera Cultural: Cinema e Ensino de Ciências. A elaboração da cartilha “Tópicos de história, linguagem e técnica do Cinema para professores de Ciências e Matemática”, e sua aplicação em um minicurso no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física também visaram contribuir com a aproximação da Ciência e Arte na formação dos professores. |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
|