logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200215044310
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorTAVARES, Ane Carolina Randig
Título(Re)Criar para (re)contar: o processo transcriativo de La Mala hora de Gabriel Garcia Márquez, por Ruy Guerra
OrientadorJosette Maria Alves de Souza Monzani
UniversidadeUniversidade Federal de São Carlos, São Carlos
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Gradução em Estudos Literários
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa06.11.2013
Descrição físicav.1; 155 f.; Ilustrado com imagens do filme.
DisponibilidadeBiblioteca Comunitária UFSCAR
Fonterepositorio.ufscar.br
ResumoA partir de uma perspectiva que considera a relação entre literatura e cinema, a proposta da nossa pesquisa é analisar como acontece o diálogo intersemiótico entre o filme O veneno da madrugada (2006), traduzido e dirigido pelo cineasta Ruy Guerra, e o romance do escritor colombiano, Gabriel García Márquez, La mala hora (1962). Tendo em vista as inúmeras maneiras possíveis de abordar este diálogo, o estudo parte de uma perspectiva que busca uma aproximação do processo de criação de uma obra fílmica, realizada a partir de um texto literário. Para tanto, o apoio teórico terá duas direções principais: de um lado, ensaios críticos sobre os nossos objetos de análise, e de outro, os estudos sobre Crítica Genética/Processo (Cecilia Salles) e tradução intersemiótica/transcriação (Roman Jakobson e Haroldo de Campos). Buscaremos averiguar os rastros que flagram o processo de transcriação da obra literária para a obra cinematográfica, desde a desconstrução do texto literário, perpassando pela reconstrução de alguns roteiros, e culminando no produto final, o filme. O foco de análise volta-se para as escolhas do cineasta, os mecanismos de apropriação, exclusão, inclusão e transformação da poética do relato originário que contribuíram na construção do projeto poético do diretor. [...]
ObservaçãoAnexos com ficha técnica, lista e trecho do roteiro (p.149-55).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)