Autor | TAVARES, Ane Carolina Randig |
Título | (Re)Criar para (re)contar: o processo transcriativo de La Mala hora de Gabriel Garcia Márquez, por Ruy Guerra |
Orientador | Josette Maria Alves de Souza Monzani |
Universidade | Universidade Federal de São Carlos, São Carlos
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Gradução em Estudos Literários |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2013 |
Data de defesa | 06.11.2013 |
Descrição física | v.1; 155 f.; Ilustrado com imagens do filme. |
Disponibilidade | Biblioteca Comunitária UFSCAR |
Fonte | repositorio.ufscar.br |
Resumo | A partir de uma perspectiva que considera a relação entre literatura e cinema, a proposta da nossa pesquisa é analisar como acontece o diálogo intersemiótico entre o filme O veneno da madrugada (2006), traduzido e dirigido pelo cineasta Ruy Guerra, e o romance do escritor colombiano, Gabriel García Márquez, La mala hora (1962). Tendo em vista as inúmeras maneiras possíveis de abordar este diálogo, o estudo parte de uma perspectiva que busca uma aproximação do processo de criação de uma obra fílmica, realizada a partir de um texto literário. Para tanto, o apoio teórico terá duas direções principais: de um lado, ensaios críticos sobre os nossos objetos de análise, e de outro, os estudos sobre Crítica Genética/Processo (Cecilia Salles) e tradução intersemiótica/transcriação (Roman Jakobson e Haroldo de Campos). Buscaremos averiguar os rastros que flagram o processo de transcriação da obra literária para a obra cinematográfica, desde a desconstrução do texto literário, perpassando pela reconstrução de alguns roteiros, e culminando no produto final, o filme. O foco de análise volta-se para as escolhas do cineasta, os mecanismos de apropriação, exclusão, inclusão e transformação da poética do relato originário que contribuíram na construção do projeto poético do diretor. [...] |
Observação | Anexos com ficha técnica, lista e trecho do roteiro (p.149-55). |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
|