Autor | MELO, Vanusa Maria de |
Título | Aproveitando brechas: experiências com cinema em escolas prisionais do Rio de Janeiro |
Orientador | Rosália Maria Duarte |
Universidade | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Educação, Rio de Janeiro
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Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2014 |
Data de defesa | 14.04.2014 |
Descrição física | v.1; 139 f.; Ilustrado com gráficos e quadros. |
Disponibilidade | Biblioteca PUCRJ |
Fonte | maxwell.vrac.puc-rio.br |
Resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar experiências e práticas docentes que partem da exibição de filmes em escolas prisionais do Rio de Janeiro, apresentando uma reflexão sobre o lugar ocupado na prática docente por tais atividades, bem como a maneira como os estudantes entendem tais experiências e como transcorrem em um ambiente de privação de liberdade e priorização da segurança, em que convivem cotidianamente objetivos muitas vezes antagônicos, como punir e educar. Em função da imersão no campo de pesquisa, este trabalho é de tipo etnográfico, razão pela qual as notas de campo ganham espaço ao lado das análises de entrevistas. Foram registradas exibições e realizadas entrevistas com os docentes e discentes de escolas prisionais após as exibições. Além disso, apresentam-se dados do próprio sistema penitenciário que colaboram para verificarmos o quanto o Estado do Rio de Janeiro bem investindo para a garantia do direito à educação. Por ser a produção acadêmica acerca das práticas educacionais em ambientes de privação e restrição de liberdade, é possível que este trabalho contribua para os debates em torno da importância de práticas docentes na construção de uma educação para a liberdade. |
Observação | Anexo A-Transcrição de entrevista com professor (p.122-30); Anexo B-Transcrição de entrevista com estudante (p.131-36); Anexos CDE-documentos (p.137-9). |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
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