logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200205030830
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFREITAS, Kenia Cardoso Vilaça de
TítuloA ressonância das imagens: a emergência da multidão no Egito, na Espanha e no Brasil
OrientadorIvana Bentes de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicações, Rio de Janeiro
GrauDoutorado
Data de entrega2015
Data de defesa04.05.2015
Descrição físicav.1; 189 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fontepos.eco.ufrj.br/site
ResumoPesquisa dos filmes e dos videos ressonantes produzidos sobre a multidão emergente nas manifestações de rua do Egito, da Espanha e do Brasil, entre os anos de 2011 e 2013. O trabalho tem como ponto de partida o caráter ressonante dessas imagens em movimento, entendo a ressonância como uma efervescência corporal, afetiva e tangivel gerada pelo encontro da multidão nas mobilizações politicas. Dessa forma, o objetivo da pesquisa e o de construir uma reflexão sobre as imagens em movimento das manifestações de rua atuais por meio da qualidade ressonante que as atravessam. A hipótese levantada e a de que as imagens ressonantes dos acontecimentos insurgentes são elementos de mobilização, de memoria e de constituição efetiva desses eventos. Assim, por meio da analise multidiciplinar de filmes e videos, a tese evidenciara a ressonância das imagens de protestos sob dois aspectos: nas cenas dos corpos da multidão nas ruas e nos dispositivos fílmicos de edição, roteirização e montagem que produzem ou ampliam esse efeito. O trabalho realizara também uma comparação entre as imagens ressonantes produzidas nos eventos insurgentes do Egito, da Espanha e do Brasil e as produzidas nos acontecimentos que constituem a sua genealogia.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)