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AutorALVES, Carolina Miranda Pinelli
TítuloA oralidade como elemento da narrativa documental
OrientadorFernando Torres Andacht
UniversidadeUniversidade Tuiuti do Paraná, Curitiba
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação e Linguagens
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa24.04.2013
Descrição físicav.1; 94 f.
DisponibilidadeBiblioteca UTP
Fonteutp.br
ResumoCom o objetivo de analisar a oralidade em dois tipos de documentários de entrevista, o monólogo em Santiago (2007) e o coro em Edifício Master (2002), essa dissertação tem como tema central a oralidade e como ela se manifesta nesses dois filmes. [...] levantadas a partir de três hipóteses: Santiago é um solilóquio formado por um texto ora monológico, ora polifônico seguindo a teoria de Bakhtin; a segunda é que é possível analisar a relação entre diretor/entrevistador e o entrevistado por meio da oralidade e a última hipótese parte do pressuposto de que o cenário não é importante para a construção da narrativa, com isso, a oralidade é o elemento-chave para deixar o Edifício Master com a unicidade e uma obra com harmonia, mesmo com histórias tão diferentes sem um tema norteador. Os objetivos específicos traçados para o trabalho foram: analisar, por meio da oralidade, as relações de poder entre diretor e entrevistados, analisar os dois filmes usando a teoria bakhtiniana de texto monológico e polifônico e comparar a oralidade dos entrevistados do Edifício Master e aquilo que acontece no making off do filmes, pois são dois momentos distintos, a pré-entrevista feita pela equipe de Eduardo Coutinho, e a conversa com o diretor e a câmera ligada. [...]




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