logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200127030131
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorHILGERT, Ananda Vargas
TítuloAlteridade e experiência estética: o olhar, o outro e o cinema
OrientadorRosa Maria Bueno Fischer
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa2014
Descrição físicav.1; 119 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFRS
Fontepucrs.br
ResumoEsta pesquisa trata das relações entre cinema, educação e alteridade, a partir da análise de um curso de cinema brasileiro para estrangeiros. O corpus empírico é constituído pelas produções textuais dos alunos sobre os filmes a que assistiram em aula, além de notas de campo escritas pelo professor-pesquisador. Tal material levanta questões sobre as relações de alunos estrangeiros com o cinema brasileiro, com os enfrentamentos diante do outro e as experiências ético-estéticas ali possíveis, provocadas pelo contato com filmes. [...] Além disso, com Alain Badiou, traz-se também a ideia de que o próprio cinema exige a alteridade e coloca-nos em contato com o outro, o diferente, na condição também de uma experimentação filosófica. São relevantes na dissertação as elaborações de Gilles Deleuze sobre “cinema falsificante”, e de Ismail Xavier, sobre o “olhar sem corpo”, para problematizarmos a potência do cinema como desestabilizador do espectador. Tais situações de arrebatamento com o cinema são tratadas como experiências ético-estéticas; com Marilena Chauí, discutimos a possibilidade de relacionar tais situações com uma experiência do olhar, de saída e volta a si. Tais conceitos teóricos contribuíram para decidir sobre o recorte da pesquisa e sobre a criação de três categorias de análise, de modo a pensar que a relação dos alunos estrangeiros com o cinema brasileiro e que seus relatos e análises fílmicas contribuem para uma problematização emergente sobre o contato com o outro e a relevância de tal tema para o campo da educação.
ObservaçãoAnexo (p.109-19) com cronogramas de exibição e filmes apresentados.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)