logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200127025122
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSÁ, Ana Carolina Roure Malta de
TítuloA linguagem poética de Walter Carvalho: um diálogo entre fotografia no cinema e artes plásticas
OrientadorSérgio Araújo de Sá
UniversidadeUniversidade de Brasília - Faculdade de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa02.07.2014
Descrição físicav.1; 125 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
FilmografiaFilmografia (p.119-20).
Fonteunb.br
ResumoO cinema como expressão poética só é possível a partir do ato criador de um artista que se utiliza de procedimentos estéticos em favor do processo artístico da expressão, concedendo ao filme o caráter de obra de arte e ao espectador a possibilidade de vivenciar uma experiência estética singular. A fotografia é um dos elementos fundamentais para a constituição de um cinema como expressão poética e o fotógrafo o grande responsável por tornar isso possível, já que é ele quem dá o tratamento às imagens a partir dos enquadramentos, da iluminação, do foco, dos movimentos de câmera, da escolha das lentes, dos ângulos e das cores utilizadas. Este trabalho se propõe a investigar as possíveis relações entre cinema e artes plásticas, a partir de recorrências estéticas reveladoras desse diálogo na fotografia cinematográfica de Walter Carvalho, diretor de fotografia brasileiro. Os pares sombra/luz; foco/desfoque; ausência/presença, visível/invisível, opacidade/transparência são formalizações estéticas recorrentes no trabalho de Walter Carvalho, resultado de um trabalho de experimentação com a linguagem cinematográfica que pretende obliterar uma fotografia naturalista, colocando em questão a produção de representações que tem como objetivo levar para a tela a realidade tal como ela é. Para investigar o que se propõe optou-se por um corpus fílmico constituído por três obras que contaram com a direção de fotografia de Walter Carvalho. São elas: Lavoura Arcaica (CARVALHO, 2001); Madame Satã (AÏNOUZ, 2002) and O veneno da Madrugada (GUERRA, 2004).
ObservaçãoDois anexos (p.119-25).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)